Você está em:    Home      Notícias      Dia a Dia Salesiano      Equipe do SAV Salesiano realiza primeira reunião formativa

Equipe do SAV Salesiano realiza primeira reunião formativa

2 de setembro de 2022

A equipe de Serviço de Animação Vocacional Salesiano (SAVS) da Inspetoria de Campo Grande está em processo de estruturação e nesta quinta-feira (01/09), teve o primeiro encontro formativo, realizado de maneira remota, via plataforma de videochamadas. O trabalho de formação do SAVS é uma atividade do setor Paróquias e é realizado pela Pastoral Juvenil Vocacional da Inspetoria, coordenada pelo Padre Wagner Luis Galvão.

O encontro reuniu referentes das diversas presenças da Inspetoria, como Campo Grande (MS), com as Paróquias São João Bosco, Nossa Senhora Auxiliadora e Universitária;, Rondonópolis (MT), com a Paróquia São João Batista; Cuiabá (MT), com o Santuário Nossa Senhora Auxiliadora e a Paróquia São Gonçalo do Porto; Indápolis (MS), com a presença dos formandos pré-noviços que atendem a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora da cidade; Três Lagoas (MS), com a Paróquia São Francisco de Assis; Corumbá (MS), com a Paróquia São João Bosco e Primavera do Leste (MT), com a Paróquia Nossa Senhora da Salete.

A formação foi guiada pela resposta da indagação “O que é o Serviço de Animação Vocacional Salesiano?”. Na ocasião, refletiram também a respeito de sua missão, meditando sobre o serviço vocacional com o Evangelho do dia, onde Jesus convida Simão Pedro para “avançar para águas mais profundas e lançar as redes de pesca”, que se assemelha ao trabalho do SAV, que é de, em atenção à proposta de Jesus, lançar as redes em busca de corações dispostos à experiência da vocação salesiana, seja como ministro ordenado ou religioso consagrado.

O educador de Pastoral responsável pelas formações e estruturação da equipe do SAVS, Gilmar Vieira, explica que o objetivo maior é de que a promoção e o encaminhamento vocacional seja realizado de maneira efetiva nas comunidades salesianas por meio destes animadores locais. “Os encontros formativos têm como finalidade capacitar, através do estudo e reflexão, animadores vocacionais, em favor do serviço às vocações, de modo que a dimensão vocacional se torne cada vez mais uma ação inata e essencial à missão evangelizadora dos cristãos, em especial nas comunidades educativo-pastorais salesianas  como paróquias, santuários, escolas, obras sociais e centros juvenis, oratórios, faculdades e missões. Nossa expectativa é muito positiva e cresce a cada encontro, pois os representantes locais compartilham suas experiências e nos ajudam a fortalecer a rede de animadores vocacionais”, conta.

“Nós esperamos, com a criação do SAV, maior participação das comunidades paroquiais da Inspetoria. É pelas comunidades paroquiais que a maioria dos jovens nos procuram para fazer o acompanhamento vocacional. […] É importante que a paróquia salesiana seja fonte de vocações, não só vocações salesianas sacerdotais e religiosas, mas também fonte de vocações para a família. A iniciativa da criação do SAVS é um projeto de vida prático na orientação dos jovens para a vida salesiana”, declarou o Delegado Inspetorial para Pastoral Juvenil Vocacional, Padre Wagner Luis Galvão.

Ao final do encontro, a equipe também recebeu orientações sobre a divulgação das campanhas vocacionais propostas pela PJV para a inspetoria, como por exemplo o Encontro Inspetorial Vocacional, que acontece duas vezes por ano e tem como objetivo apresentar a vocação salesiana a rapazes que estão no processo de discernimento e amadurecimento da vocação, proporcionando momentos de autoconhecimento, formação espiritual e humana, experiência com a Palavra de Deus e acompanhamento vocacional.

Gabriela Vilela

Assistente de Comunicação – MSMT

Comments

comments

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS