Início Comunicação Social Entrevista – Pe. Fábio Attard fala sobre o Encontro Mundial do Movimento...

Entrevista – Pe. Fábio Attard fala sobre o Encontro Mundial do Movimento Juvenil Salesiano

183
0

A poucos dias do início do ‘SYM DON BOSCO 2015’ – Encontro Mundial dos Jovens do Movimento Juvenil Salesiano (MJS) – o padre Fábio Attard, conselheiro geral para a Pastoral Juvenil (SDB), explica o sentido, a oportunidade e as perspectivas desse importante encontro do bicentenário de Dom Bosco para a Agência de Notícias Salesianas (InfoANS).

InfoANS: quais serão, em grandes linhas, a estrutura e a novidade do encontro?

Padre Attard: o encontro será um momento em que os jovens do MJS, de todo o mundo, poderão fortalecer-se em sua identidade espiritual e carismática. As grandes linhas dos dias consistirão em momentos de oração, escuta, celebração e partilha. Em tal ambiente, a diversidade cultural encontra os seus alicerces espirituais e carismáticos. Os jovens encontram a mesma fonte da sua escolha. Sobretudo, se reforçam naquele empenho apostólico em favor de tantos jovens que esperam por outros jovens capazes de dar um testemunho claro e fidedigno de sua fé no estilo de Dom Bosco. Mais que a novidade do encontro haverá a força renovadora da Pessoa de Cristo como a viveu Dom Bosco, que, há 200 anos do seu Nascimento, continua vivo e jovem.

InfoANS: quais serão os grandes momentos?

Padre Attard: os grandes momentos serão as sessões matutinas dos três primeiros dias, nas quais se refletirá o que quer dizer hoje “Como Dom Bosco”, que desafio nos oferece viver a vida “com os jovens” e enfim aceitar o chamado a viver ‘para os jovens”. O quarto dia é o dia da reconciliação e do perdão, tendo como centro a experiência do Sacramento da Confissão. As noites desses quatro dias estarão marcadas por visitas aos lugares salesianos, aos lugares dos santos ‘sociais’ de Turim, e pela Síndone. Cada dia se fecha com um momento mariano, com a meditação e a récita do Terço, a par de momentos de festa e música.

O dia 15 de agosto é o dia da peregrinação: todos ao Colle Don Bosco. Haverá uma caminhada de Castelnuovo Don Bosco aos Becchi, que há de preparar à Vigília do dia 16 de agosto – data do aniversário dos 200 anos de Dom Bosco.

São momentos que no conjunto querem ser uma expressão de oração salesiana, de alegria oratoriana e de renovado empenho apostólico no espírito de Dom Bosco.

InfoANS: que mensagem se quer transmitir aos jovens através deste evento?

Padre Attard: a mensagem é simples: hoje como ontem, Dom Bosco continua sendo um exemplo de fé recebida com alegria, vivida em espírito de família e partilhada com generosidade pelos pátios da vida. Voltamos desses dias com a convicção de que é belo seguir a Jesus ajudados por Maria: uma beleza que continuamos a sentir hoje em Dom Bosco.

InfoANS: como será possível – aos jovens e aos membros da Família Salesiana que não puderem estar fisicamente presentes em Turim – acompanhar o evento ?

Padre Attard: eis uma pergunta que nos pusemos desde o início. Criamos uma rede social que servirá como base para tudo quanto se viver. Haverá ‘live streaming’ no YouTube, infomações no facebook, como também, já desde agora, o material que será colocado à disposição dos participantes no site www.symdonbosco2015.com

Não só atenção aos que não puderem estar presentes, mas, sobretudo, para que, uma vez terminado o evento, toda a experiência vivida possa continuar disponível para todos aqueles que quiserem revisitá-la para oferecer nas respectivas realidades pastorais. Em poucas palavras, temos pensado o evento «glocalmente», isto é: global e localmente.

InfoANS: como conselheiro geral para a Pastoral Juvenil Salesiana poderia dizer-nos alguma palavra sobre o sentido e a herança deste ano bicentenário?

Padre Attard: a herança deste ano bicentenário deve ser um renovado impulso, no coração de cada um de nós, daquele fogo que lavrava no coração do nosso Pai e Mestre Dom Bosco. O sentido que, como Congregação e Família Salesiana, nos propuséramos desde o início não era de lançar fogos de artifício. Ao contrário, estávamos e continuamos a estar convencidos de que este é um Ano de Graça, no qual, antes de tudo, somos chamados a dar glória a Deus pelo dom de Dom Bosco e pelo carisma salesiano. E em segundo lugar todos esperamos que este ano nos renove na paixão pelos jovens para que possamos dar esperança, confiança e alegria a tantos jovens que ainda esperam por nós.

InfoANS