Início Comunicação Social Entrevista: Irmãs Medianeiras da Paz, novo grupo da Família Salesiana

Entrevista: Irmãs Medianeiras da Paz, novo grupo da Família Salesiana

50
0

“Graça e Paz! Bela notícia nós recebemos. Para nós, de fato, é uma grande alegria sermos agregadas à Família Salesiana, pois já nos considerávamos Família Salesiana”, afirmou a irmã Lúcia Barbosa de Oliveira, superiora geral do Instituto Religioso das Irmãs Medianeiras da Paz, reconhecido em 4 de fevereiro como o 32º grupo do amplo movimento em favor da juventude criado por São João Bosco. Irmã Lúcia concedeu a entrevista a seguir ao padre João Carlos Ribeiro, SDB, para o Nordeste Hoje, informativo da Inspetoria Salesiana do Nordeste.

Decreto do Reitor-mor, padre Ángel Fernández Artime, do último dia 4 de fevereiro, oficializou a agregação do Instituto Religioso das Irmãs Medianeiras da Paz à Família Salesiana. As Medianeiras, uma fundação que faz referência ao bispo salesiano Dom Antonio Campelo, é uma congregação nascida no Nordeste e tem significativa atuação em setores de muita pobreza na região. A sede do Instituto encontra-se na cidade de Salvador, na Bahia. As irmãs acabaram de celebrar 50 anos de existência do seu Instituto – o jubileu foi no ano passado.

No documento de agregação, o Reitor-mor escreveu: “Este Instituto, com o seu testemunho de vida espiritual apostólica e a sua ação educativa pastoral e de assistência social entre os mais pobres, desenvolvida com um grande sentido de Igreja local e com estilo salesiano, aporta um válido contributo à Família Salesiana, enriquecendo-a com o próprio carisma no espírito e em fidelidade ao fundador”.

“Graça e Paz! Bela notícia nós recebemos. Para nós, de fato, é uma grande alegria sermos agregadas à Família Salesiana, pois já nos considerávamos Família Salesiana”, afirmou a irmã Lúcia Barbosa de Oliveira, superiora geral do Instituto.

Nordeste Hoje – Irmã Lúcia, qual o significado dessa agregação do Instituto à Família Salesiana nesse momento?

Ir. Lúcia Barbosa de Oliveira – Isso vem para nós para confirmar, de fato, sermos salesianas, por sermos filhas de um salesiano. Bebemos isso de Dom Campelo. Eu tive o privilégio de conhecê-lo, junto com o amor que ele tinha como filho de Dom Bosco, de dar esse legado pra gente. Participar desse tronco, dessa família, na realidade vem confirmar, realmente, como carisma, a nossa espiritualidade e nossa missão que, de fato, estamos juntos daqueles e daquelas, nessa grande construção do Reino de Deus, que são as meninas dos olhos do nosso querido Dom Bosco.

NH – As comunidades das Irmãs Medianeiras estão em vários estados da região Nordeste, com várias obras (Bahia, Ceará, Pernambuco, Sergipe e também no estado de Amazonas). Ir. Lúcia, nos fale um pouco mais do carisma das Medianeiras.

Ir. Lúcia – O nosso carisma está bem fundamentado quando nós dizemos assim: “mediar construindo a paz, mediar suscitando a paz”. Então, nós somos chamadas, quando nascemos, para estar nos tugúrios, como Dom Campelo nos dizia, para estar nos lugares mais difíceis junto aos pobres, os mais vulneráveis. Com este carisma, nós nos identificamos como aquelas que estão construindo essa paz onde estamos: nas periferias, nas baixadas, com as crianças, os adolescentes, os jovens, adultos, aqueles que estão em situações bem precárias mesmo. E procuramos ser esse rosto de Deus transfigurado nesses irmãos desfigurados – com dificuldades em termos de sociedade, raça, religião etc.

NH – Ir. Lúcia, ficamos muito agradecidos com sua participação e lhe damos os parabéns!

Ir. Lúcia – Obrigado digo eu! Tivemos o privilégio de estar com o padre Juan Claiac. Ele nos visitou e sei de seu esforço de fazer seu relatório da experiência tão mística que vivemos juntos. Graça e Paz!

Para conhecer melhor o Instituto das Medianeiras da Paz, é só acessar seu site: www.impaz.org.br

Fonte: Boletim Salesiano