Início Comunicação Social Encontro Pan-amazônico Salesiano: o Sínodo nos interpela

Encontro Pan-amazônico Salesiano: o Sínodo nos interpela

33
0

Entre os dias 19 e 22 de abril, oito representantes do setor Missões das Inspetorias brasileiras de Campo Grande, São Paulo e Manaus e dos países do Peru, Equador e Quito, se reuniram no Instituto Salesiano São Vicente (Campo Grande-MS) para uma preparação a respeito do Sínodo Pan-Amazônico – o sínodo dos bispos convocado pelo Papa Francisco para outubro de 2019, com o tema “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”. O encontro foi dirigido pelo secretário do Dicastério para as Missões, Pe. Martin Lasarte, e acompanhado pelo coordenador da Equipe Inspetorial de Pastoral (EIP-BCG), Pe. Wagner Luís Galvão.

À Família Salesiana, o Pe. Martín deixou a seguinte mensagem:

“A Inspetoria de Campo Grande tem uma experiência centenária da presença entre os indígenas e uma riqueza para o mundo, para a congregação e para toda a Igreja. Estamos refletindo com os outros missionários, de diversas Inspetorias, preparando um grande encontro Amazônico, possivelmente no mês de novembro, no qual refletiremos o nosso passado, o maravilhoso patrimônio histórico que se tem em tantas Inspetorias, as melhorias que foram realizadas e os desafios presentes. Hoje os grandes desafios da nossa pastoral com os povos indígenas em meio desse grande território chamado Amazônia e diretamente aqui em Mato Grosso do Sul. Como a nossa presença poderá ser mais significativa, sobretudo movida por esse carisma juvenil e educador?

Agradeço à Inspetoria de Campo Grande que tem um patrimônio tão bonito em meio a esses povos, que é um patrimônio de toda a Congregação. Eu vejo que vocês fazem realmente um trabalho de fronteira e nós queremos que essa Inspetoria incentive-os a manter esse espírito missionário. Não simplesmente pensando nas missões, nos povos Xavantes e Bororos, e sim o ardor missionário em uma atitude transversal em torno de sua pastoral.

Eu fiquei maravilhado com as vossas universidades, realmente é uma coisa que impressiona, é um território de missão. Assim como nossas escolas, paróquias, toda Família Salesiana tem que sentir-se protagonista,missionário, aonde o Senhor nos envia.

A minha mensagem à Família Salesiana é manter vivo este ardor missionário. Como essa Inspetoria é missionária, é viva e abençoada pelo Senhor!”

Fládima Christofari, MSMT