Início Comunicação Social Encontro online reúne Párocos, Vigários, Reitores de Santuários e Coordenadores de Pastoral

Encontro online reúne Párocos, Vigários, Reitores de Santuários e Coordenadores de Pastoral

38
0

Mais de 60 pessoas estiveram conectadas virtualmente na manhã desta terça-feira (16/03) para o Encontro Inspetorial de Párocos, Vigários, Reitores de Santuários e Coordenadores de Pastoral da Missão Salesiana de Mato Grosso. Diante da impossibilidade de reunir presencialmente tantas pessoas como é feito anualmente, desta vez o encontro foi realizado pela internet.

A abertura do encontro foi feita pelo P. Ricardo Carlos, inspetor da MSMT, que diante da presença expressiva de leigos participando do encontro, lembrou o compromisso de sinodalidade e comunhão que os salesianos têm para com a Igreja, povo de Deus. Também citou os exemplos de Mamãe Margarida e de Gioanna Maria Ferrero, mãe do Bem-aventurado Padre Miguel Rua, como primeiras colaboradoras leigas da obra salesiana. E ainda conclamou a todos a realizar um gesto profético diante das angústias, tristezas e sofrimentos causados pela pandemia. “Nós, na condição de pastores e consagrados, não podemos desanimar. O povo quer que nós o acompanhemos e não podemos perder a esperança. Precisamos continuar sendo para eles um porto seguro. Precisamos que eles sintam em nós alguém que está sempre os acompanhando. Não podemos reduzir a nossa ação pastoral a apenas alguns momentos celebrativos. Dom Bosco também passou por uma pandemia e em nenhum momento desanimou e precisou se reinventar. Vamos seguir o exemplo do nosso pai fundador”, declarou o inspetor.

Na mesma linha, o P. Ângelo Cenerino, coordenador do setor Paróquias da MSMT, também convidou a todos a se unirem em oração para superar as dificuldades atuais.

A parte técnica do encontro ficou a cargo da Equipe Inspetorial de Comunicação e de Pastoral Juvenil Vocacional, que apresentou os instrumentos humanos e técnicos, necessários para evangelizar diante das adversidades da pandemia. Também foram apresentados os parâmetros nacionais da Articulação Juvenil Salesiana e os trabalhos da Pastoral Vocacional, lembrando o apelo feito pelo P. Ricardo Carlos na abertura, de que cada salesiano é responsável por atrair e cativar novas vocações.

 

Euclides Fernandes

DRT/MS  55/02