Você está em:    Home      Notícias      Dia a Dia Salesiano      Encontro Nacional da Ação Social Salesiana em Rede acontece no Polo Campo Grande

Encontro Nacional da Ação Social Salesiana em Rede acontece no Polo Campo Grande

19 de setembro de 2019

Os representantes de cada obra social do polo que abrange a Inspetoria Salesiana de Mato Grosso e as Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul participam deste 5° Encontro da RSB-Social.

Entre os objetivos do evento está a mobilização das lideranças e membros da RSB-Social como “mecanismo de articulação, integração e fortalecimento das Obras e Presenças Sociais de Salesianos e de Salesianas, em vista de uma Ação em Rede e da ressignificação da ação social salesiana no Brasil, a partir do território, para promoção da sustentabilidade carismática”, conforme a definição programada

De acordo com a animadora de polo da Inspetoria Imaculada Auxiliadora, Lucineide Belintano, este é um momento de revisar e de aprender a utilização das ferramentas fornecidas pela RSB-Social. “é inovador, é desafiador e é o que nos fortalece”, afirmou.

O P. Eduardo Moura é o animador de polo da Inspetoria Salesiana de Mato Grosso. Ele lembra que há alguns anos, os encontros eram únicos em âmbito nacional e que, por isso, não surtiam o efeito desejado dentro das obras sociais. “Depois desta caminhada de cinco anos, hoje nós vamos trabalhar a estratégia e a competência para as obras, a visão de projeto, o trabalho em projeto, a parceira com as entidades públicas e, principalmente, o gerenciamento de todas essas atividades a partir de uma linguagem única, que é o sistema que nós usamos”, declarou.

Ao final do evento, cada ENAS Polo deverá validar as propostas e as etapas de articulação, de construção e de fortalecimento da Ação em Rede para os 12 meses seguintes ao evento. Também deverá construir um Pacto de Animação da RSB-Social no Polo em que ocorre o evento. O Pacto deverá ser aprovado pelos diretores das obras sociais juntamente com os Animadores de Polo, contendo ações claras e executáveis ao longo dos 12 meses seguintes ao encontro.

A abertura do evento foi feita pelo padre Elias Roberto, vice-inspetor da MSMT e pela Irmã Maria Lúcia Barreto, inspetora da IIABCG. Ambos destacaram a importância da organização e do método para qualificar as ações sociais.

A primeira palestra foi feita pelo Assessor da RSB-Social, P. Agnaldo Soares Lima, que apresentou os elementos de integração e articulação da Ação em Rede, a partir do território, respeitando as particularidades dos projetos desenvolvidos em cada obra.

Comments

comments

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS