Início Paróquias Encontro de Servidores do Altar reúne jovens acólitos e leitores para estudo...

Encontro de Servidores do Altar reúne jovens acólitos e leitores para estudo da liturgia

65
0

O último fim de semana foi de muito estudo e troca de experiências para 24 jovens das diversas presenças da Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório (BCG), e também da Arquidiocese de Campo Grande, com a participação da Paróquia São Pedro Apóstolo. 

De 17 a 19 de junho, na Casa de Retiros da Lagoa da Cruz, em Campo Grande (MS), o Encontro de Servidores do Santo Altar reuniu jovens coroinhas, acólitos e leitores, e proporcionou momentos de formação sobre a liturgia, partilha sobre as experiências de cada comunidade, além de momentos de espiritualidade, com reflexões a respeito do chamado e compromisso daquele que serve ao Senhor. 

Durante os dias de encontro, os jovens foram assessorados pelo Padre Edson Colman, da Paróquia São João Bosco de Lins (SP), que os orientou acerca dos temas relacionados ao Leitorado e Acolitato. Os jovens puderam conhecer mais sobre os paramentos e objetos litúrgicos, bem como puderam conhecer mais sobre o Missal Romano e prepará-lo para a celebração no cotidiano litúrgico. 

Na prática, P. Edson motivou os participantes a realizarem uma oficina para reproduzir o serviço dos acólitos durante uma celebração em diferentes partes da missa e em diferentes momentos litúrgicos, por exemplo, em um dia de memória ou festa de santo, solenidades ou uma celebração presidida por um bispo. Assim, puderam pôr em prática o que aprenderam durante o estudo teórico dos livros litúrgicos que contém as rubricas para celebração do rito. Na programação, também houve adoração ao Santíssimo Sacramento, récita do Terço Luminoso e a realização de uma Gincana Bíblica e Litúrgica.

No domingo, encerramento do encontro, o Inspetor Padre Ricardo Carlos presidiu a Santa Missa e na homilia provocou uma bonita reflexão sobre o serviço ao altar oferecido como forma de vivência da fé e conversão. “É um serviço muito bonito esse que vocês realizam, mas é preciso manter os olhos fixos na contemplação do mistério. Às vezes, você pode ir à missa e fazer toda a sua função com excelência, mas ao fim perceber que naquela uma hora e meia, não destinou uma palavra, uma oração ao mistério que acabou de presenciar”, disse. 

Ao final do encontro, os jovens receberam um certificado de participação e agradecimento pela presença, assinado pelo Delegado Inspetorial para Pastoral Juvenil Vocacional, P. Wagner Luis Galvão.

Gabriela Vilela

Assistente de Comunicação