Você está em:    Home      Notícias      Animação Missionária      Encontro de Missionários Salesianos discute atualização do Diretório para atividades missionárias

Encontro de Missionários Salesianos discute atualização do Diretório para atividades missionárias

4 de setembro de 2022

O encontro de missionários salesianos começou na quinta-feira (01/09) e terminou no sábado (03/09) com a reunião dos irmãos de Xavantina, São Marcos, Meruri e Sangradouro. Também participaram do encontro, o inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, P. Ricardo Carlos e a Irmã Terezinha Ambrosim, das Filhas de Maria Auxiliadora. Inspetoria Madre Mazzarello. Também participaram da reunião, três missionários do CIMI.

O objetivo da reunião é atualizar o diretório das Missões, que faz parte da história da Inspetoria Missionária de Mato Grosso. O documento foi construído como uma necessidade dos missionários que trabalhavam com os povos originários Bororo e Xavante. “Os missionários, nas pessoas do Padre Rodolfo Lunkenbein, do P. Gonzalo Ochoa, a Irmã Ada Gambarotto e tantos outros Salesianos, iluminados então pelo Concílio Vaticano II, pelo Capítulo Geral Especial, em 1973 lideraram a elaboração de todo trabalho para que surgisse esse diretório Inspetorial das Missões, que depois foi continuado em 1975 e finalmente, em 1976, foi aprovado. E aí então, o documento foi chamado de Diretório”, afirmou o P. Andelson de Oliveira, coordenador inspetorial para o Setor Missões.

A história do “Diretório para as Missões” continuou com uma outra atualização feita em 1986 quando foi feita uma redação em conjunto com as Filhas de Maria Auxiliadora, da Inspetoria Maria Imaculada Auxiliadora. Ainda foi feita mais uma atualização em 1994 e uma última em 2008. Na ocasião, o documento foi chamado de Diretório para atividades missionárias da missão Salesiana de Mato Grosso, inspetoria Nossa Senhora da Paz e Missionárias de Madre Laura, as Lauritas. Nessa ocasião foi quando apareceram, pela primeira vez, os critérios para o acompanhamento das vocações indígenas. “Depois, o nosso diretório foi resumido ao diretório da inspetoria Salesiana dos SDB em 2016 e também neste último capítulo que tivemos. Porém, na última reunião de maio, os missionários viram a necessidade de atualizar o Diretório e a partir do Sínodo Panamazônico e tantos outros documentos, como as cartas encíclicas Fratelli Tuti, Evangeli Gaudium, e tantos documentos”, revela P. Andelson.

Na ocasião, foi formada uma equipe coordenada pelo P. Tiago Figueiró, com a participação das Filhas de Maria Auxiliadora, um indígena Xavante e um indígena Boe-Bororo, para preparar o documento. “O grande objetivo desta reunião nossa de missionários aqui são estes:  a participação do CIMI, celebrar os 50 anos do surgimento do CIMI, que teve a participação importante dos salesianos na sua criação, e também, de modo especial, ler, estudar e aprovar este novo diretório para as nossas atividades missionárias”, reitera P. Andelson.

De acordo com o Coordenador Inspetorial para o Setor Missões o novo documento vai se chamar ‘Juntos na missão como Comunidade Cristã missionária Boe-Bororo e A’uwe uptabi – orientações para animar e acompanhar a caminhada evangelizadora educativa dos missionários e missionárias com o carisma de Dom Bosco e de Madre Mazzarello’. “Vai servir como como bússola, né para nós que aqui estamos e para aqueles que virão, porque muitos missionários chegam no campo de missão e perguntam: o que vamos fazer? por onde começar?” explicou o diretor salesiano da presença de Meruri.

“Cada reunião de missionários é uma sarça ardente, é um tempo oportuno de Encontro com Deus, com os irmãos, de escuta da realidade e, para ir né, avaliar, repensar e tomar Novos Rumos na animação missionária. Então é um momento também de agradecer a Deus por nos ter acompanhado até aqui’, finalizou.

Euclides Fernandes

DRT/MS 55/02

 

Comments

comments

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS