Início Comunicação Social Encontro de Formandos é realizado em Manguinhos

Encontro de Formandos é realizado em Manguinhos

38
0

Entre os dias 04 de 07 de Janeiro foi realizado o encontro de formandos da Inspetoria São João Bosco (ISJB) com a presença de formandos das Inspetorias de Campo Grande e de Manaus, em Manguinhos, Serra, cidade litorânea da região metropolitana de Vitória. O encontro, que acontece anualmente na ISJB, tem o objetivo de reunir os estudantes das diversas etapas formativas para um momento de partilha e fraternidade, envolvendo formações, momentos culturais, passeio e avaliações das etapas. O tema do encontro baseou-se no documento final do sínodo dos Bispos com o tema “Os Jovens, a Fé e o Discernimento Vocacional”. 

O palestrante, Padre Reginaldo Marinho, SDB, explanou sobre o documento final, aprovado pelo Papa Francisco. Ressaltou que o documento foi um acontecimento inspirado pelo Espirito Santo. “O sínodo tem um caráter de resposta aos jovens. É uma referência para a Igreja sobre o acolhimento e acompanhamento dos jovens, não somente cristãos. Isso mostra a face de uma Igreja que se preocupa com a formação dos jovens e o seu acompanhamento, uma Igreja que quer atender às necessidades dos jovens que, anseiam por escuta, acolhimento e ajuda em meio de uma “sociedade líquida”, assim como apresenta Zigmund Bauman, uma Igreja que como Cristo, revela que veio para todos”.

No domingo,06, os participantes fizeram uma visita ao convento da Penha, na qual participaram da celebração Eucarística na Solenidade da Epifania. Após o almoço, o lazer deu continuidade até a noite, na qual tiveram um momento fraterno de convivência.

O encontro foi encerrado no dia 07, com a missa presidida pelo palestrante e em seguida após o café, os participantes partiram para as suas atividades de férias.

Participantes

Estavam presentes os formandos de cada etapa formativa: os pré-noviços: Deivid J. L. da Costa, Jonathan Martins Ferreira, Mateus F. S. Mendonça; os noviços, Filipe Antônio da S. Lopes (BBH), Gaudêncio Mendes de Sousa (BCG), Hudson Henrique Campos (BBH), Jordan Nascimento Carvalho (BMA), Justino de Jesus Massa Castro (BMA), Leandro Plizzari da Silva (BCG), Murilo Souza Oliveira (BBH), os pós-noviços, Luiz Fernando de Oliveira, Luiz Fernando G. Ferreira e Vanderlei Tonani C. dos Santos; os tirocinantes, Leonardo T. da S. Oliveira, Luís Antônio P. Ferreira; os teólogos, Antônio S. Pelais, Géster de Souza Cabral, Sebastião C. da Cruz Júnior. Também se encontravam presentes: padre Orestes Carlinhos Fistarol, inspetor da inspetoria São João Bosco, padre Sedney Manja, delegado inspetorial para a a formação, padre Adalberto…, mestre de noviços e padre Reginaldo Marinho, pároco de Goiânia da Sagrado Coração de Jesus.

Pós-noviço Luiz Fernando Gomes Ferreira, sdb