Início Comunicação Social Encontro de Delegados Inspetoriais de Comunicação aponta perspectivas de atividades para os...

Encontro de Delegados Inspetoriais de Comunicação aponta perspectivas de atividades para os próximos 6 anos

55
0

Representantes das 5 Inspetorias Salesianas Brasileiras estiveram reunidos pela internet com o Conselheiro Geral para Comunicação, P. Gildásio Mendes. Cada delegado inspetorial apresentou as atividades desenvolvidas neste ano e o progresso na elaboração do Plano Inspetorial de Comunicação.

Aos Delegados inspetoriais, o P. Gildásio apresentou uma série e recomendações e orientações como linhas gerais a serem seguidas na realização das atividades de comunicação salesiana. Essas orientações já estão publicadas nos “Atos do Conselho Geral 434” e distribuídas para os salesianos no mundo inteiro.

Entre os pontos mais importantes apresentados, estão as recomendações para que os salesianos vejam a comunicação como realidade local, própria, a partir da cultura, da arte e da religião, como manifestações autênticas do povo. Também lembrou que a comunicação começa nas casas e não na sede inspetorial e deve ser entendida como um conjunto de informações produzidas em todas as obras em parceria com a sede inspetorial.

Como orientação final, o Conselheiro cobrou que a comunicação tenha uma identidade salesiana e seja feita com criatividade e qualidade, para que possa alcançar os destinatários onde quer que eles estejam, mas principalmente no mundo virtual das redes sociais. Para isso, se torna necessário um conhecimento técnico aprofundado na área, o que será favorecido pelo Conselho Geral através de cursos de formação, que serão oferecidos ao mundo todo, dividindo as aulas conforme os idiomas nativos. Por isso, os brasileiros devem ser reunidos com delegados de nações lusófonas, e não com os demais países sul-americanos, de língua espanhola.

 

Euclides Fernandes

DRT/MS 55/02