Início Comunicação Social ENARSE e ENEL abordam a gestão educacional e o compromisso com o...

ENARSE e ENEL abordam a gestão educacional e o compromisso com o carisma salesiano

32
0

Entre os dias 27 e 29 de setembro foi sediado em Brasília, na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio, o XV Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil de Escolas (ENARSE) e o VIII Encontro Nacional de Ecônomos Locais (ENEL), que contou com a presença de diretores, ecônomos e equipe pedagógica dos colégios da Inspetoria de Campo Grande. No total, o encontro contabilizou 400 participantes, entre diretores da Rede Salesiana Brasil (RSB), diretores das escolas salesianas, ecônomos, gestores e animadores de polo de todo o Brasil.

Com o tema “A Gestão Educacional Empreendedora e Profissional: uma visão do cenário educacional brasileiro e o compromisso com o carisma salesiano” o evento celebrou os 15 anos de trabalho da Rede Salesiana de Escolas, atual RSB-Escolas. O Pe. Hermenegildo Conceição Silva, diretor do Colégio Salesiano Santo Antônio, definiu o Enarse e Enel como “um encontro onde todos puderam perceber o pulsar do carisma salesiano, a possibilidade de troca de experiências e que fazer parte da RSB-Escolas é um dos caminhos de presença significativa junto dos jovens”.

O Pe. Edson Donizetti Castilho, Inspetor de São Paulo, desenvolveu o tema principal: “15 anos de Trabalho em Rede: Conquistas e Perspectivas”. Em uma mesa redonda, os especialistas debateram temas relevantes às reformas da educação como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a reforma do ensino médio, mudanças no Enem e o cenário atual para as escolas católicas. 

No encontro também foram apresentadas novidades no campo pedagógico, pastoral, no que diz respeito a Edebê Educação, projetos e inovações a partir de grupos de trabalhos organizado pela RSB-Escolas e as orientações do IV Escola Salesiana América (ESA). Os participantes celebraram a eucaristia no Santuário Dom Bosco e visitaram a cripta de Dom Bosco, inaugurada em setembro deste ano. 


Fotos