Início Comunicação Social Em um País imobilizado pelo coronavírus, os Salesianos abrem oratório on-line

Em um País imobilizado pelo coronavírus, os Salesianos abrem oratório on-line

47
0

(ANS – Bratislava) – Salesianos (SDB) com Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) mais Família Salesiana e voluntários do Movimento Juvenil Salesiano (MJS), na Eslováquia, criaram em Facebook e Instagram um oratório on-line, acompanhado pelo hastag #oratkoonline.

Para conter a difusão do vírus, em toda a Eslováquia não se celebram missas ‘públicas’; os oratórios e os centros juvenis em todas as presenças SDB e FMA estão fechados, como o são também todas as escolas, vistas outrossim as demais medidas do governo para limitar o mais possível os ajuntamentos e as deslocações.

Para estar perto dos jovens, dos adolescentes e famílias, e em geral de todos os fiéis, todas as Comunidades se interessaram por criar e veicular os conteúdos pastorais através das redes sociais. Buscando desenvolver uma feliz sinergia, os Delegados de PJ SDB-FMA, mais FS e Voluntários deram vida a um projeto de oratório on-line.

O conteúdo cotidiano partilhado se constitui de: oração da manhã e exercício físico, um pensamento bíblico no almoço, a ‘boa-noite’ salesiana, a transmissão ao vivo streaming da Concelebração eucarística, e também a reza da Novena – extraordinária – a Maria Auxiliadora promovida pelo-de Reitor-Mor.

Todas as tardes, também se propõe o debate de um tema variado, animado por vários participantes: nos primeiros dias, dois jovens médicos falaram do coronavírus e das normas de prevenção do contágio; outros dois jovens apresentaram propostas artísticas; e, nestes dias em que os jovens devem ficar em casa, deu palestra também um Sr. Bispo. Sem contar que, todos os dias, se propõe também uma atividade-desafio.

Não faltam iniciativas sem recorrência diária: dois Salesianos musicistas, p. ex., propuseram um concerto de salmos.

Enfim, na capital, Bratislava, se deslocaram para on-line também as atividades do clube de futebol “SDM Domino”, que prepara e difunde uma série de variados treinamentos de se praticarem também sozinhos a fim de, perante a ameaça do coronavírus, se mantenha alto o moral e excelente a saúde corporal.