Início Comunicação Social Encontro dos párocos salesianos

Encontro dos párocos salesianos

30
0

O Vice-Inspetor, Pe. Adalberto Alves de Jesus, e os párocos da Inspetoria – Pe. Guilherme Moralez, Pe. Orozimbo de Paula, Pe. José Alves de Araújo, Pe. Waldomiro Bronakowski, Pe. Wagner Luís Galvão, Pe. Pasquale Forin, Pe Osvaldo Scotti, Pe. Alfredo Haidler, Pe. Erondi Tamandaré e Pe. Sandro Giancola – se reuniram na Sede Inspetorial da Missão Salesiana de Mato Grosso para o Encontro Inspetorial de Párocos.

O padre redentorista Agenor Martins, responsável do estudo e setorização das paróquias na Arquidiocese de Campo Grande, assessorou os párocos das paróquias e santuários da MSMT no estudo do documento 100 “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”, lançado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A apresentação do Pe. Agenor foi realizada na quarta-feira, 29 de outubro, na Sede Inspetorial – em Campo Grande (MS), durante o Encontro de Párocos, que segue até esta quinta-feira, dia 30, na Sede Inspetorial da MSMT. A identidade da paróquia salesiana de acordo com o Quadro de Referência da Pastoral Juvenil e a revisão do Projeto Orgânico Inspetorial – setor paróquias também são objetos de estudo durante esta reunião.

Documento 100

O documento, dividido em seis capítulos, apresenta uma análise da realidade paroquial. Na sequência traz, também, reflexão histórica e teológica sobre a paróquia. Segue abordando a dimensão de comunidade, a partir da conversão paroquial e pastoral, com ideias do significado da paróquia como “casa do pão, casa da caridade e acolhida”. Ao final do documento, no capítulo 6, são apresentadas propostas práticas para conversão da paróquia, ou seja, as proposições pastorais. São pistas de ações que tratam da acolhida e vida fraterna, iniciação à vida cristã, leitura orante da palavra, liturgia e espiritualidade; incluindo o funcionamento da paróquia, seus conselhos, organização e manutenção.

A valorização e incentivo da participação do laicato e os ministérios leigos são indicados no documento. Orienta-se, também, a atenção e acolhida às famílias que residem em condomínios e conjuntos residenciais populares, na tentativa de estabelecer proximidade e integração na comunidade. Outro aspecto contido nas pistas de ações é incentivo às paróquias para utilizar dos recursos da mídia e novas formas de comunicação e relacionamento nas atividades de evangelização.

Com informações da CNBB

Clique aqui para baixar o Quadro de Referência da Pastoral Juvenil Salesiana.