Início Pastoral Juvenil Vocacional EIVOC Presencial reúne jovens para falar sobre chamado e discernimento vocacional

EIVOC Presencial reúne jovens para falar sobre chamado e discernimento vocacional

65
0

Discernir a própria vocação demanda uma caminhada de autoconhecimento, oração e vivência de novas experiências. Por este motivo, de 24 a 26/06, jovens vindos de diversas presenças da Inspetoria estiveram reunidos na Casa de Retiros do Instituto São Vicente, em Campo Grande (MS), para o Encontro Inspetorial Vocacional, o EIVOC, que desta vez foi presencial.

Os jovens participaram do Encontro que teve como objetivo refletir sobre o chamado de Deus para cada pessoa e o processo de discernimento proposto pela Congregação Salesiana. Durante a programação, além dos momentos de espiritualidade, os rapazes puderam conhecer mais sobre o carisma, estudaram a história de vida de São João Bosco e aprenderam mais sobre os passos para discernir a própria vocação.

Também na programação, o Padre João Vitor Ortiz, vigário da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, conversou com os vocacionados sobre sua experiência na vocação sacerdotal, testemunhando os caminhos que o levaram até às ordens sacras.

O Irmão José Maria Castillo, formador do Instituto São Vicente, refletiu com os jovens a respeito dos temas fé, discernimento e vocação, e indicou passos para bem discernir o chamado de Deus para cada.

Durante o almoço de sábado (25), o Inspetor Padre Ricardo Carlos visitou os vocacionados e deixou uma mensagem de acolhida, motivando-os a conhecer mais sobre a vivência salesiana.

No encerramento, a liturgia da Santa Missa presidida pelo Padre Wagner Galvão, foi uma oportunidade para que os jovens refletissem a respeito da entrega para viver o chamado de Deus, quando Jesus adverte os discípulos no Capítulo 9 do Evangelho de São Lucas. “Nós temos liberdade para escolher seguir Jesus Cristo, mas é preciso aceitar as consequências e renúncias que esta escolha traz. Viver o chamado de Deus é uma decisão, é escolher viver a liberdade em Cristo”, disse P. Wagner na homilia.

O EIVOC é realizado pela equipe de Pastoral Juvenil Vocacional (PJV), coordenada pelo Delegado Inspetorial responsável pelo Serviço de Animação Vocacional, Padre Wagner Galvão. Após o encontro, a PJV realiza o trabalho de acompanhamento dos vocacionados, atendendo suas dúvidas e promovendo novos encontros formativos com temas vocacionais.