Início Instituição de Ensino Superior Educação superior e futuro são tema da Acolhida dos Docentes 2022B na...

Educação superior e futuro são tema da Acolhida dos Docentes 2022B na UCDB

51
0

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou nesta quarta-feira (27/07), a Acolhida Docente 2022B com o tema “A educação superior e o futuro”, reunindo no auditório do bloco A professores, coordenadores de curso e os pró-reitores P. Idenilson Lemes da Conceição (Pastoral e Assuntos Comunitários), Dra. Rúbia Renata Marques (Graduação e Extensão) e Dr. Cristiano Marcelo Espínola Carvalho (Pesquisa e Pós-graduação), além do Reitor da Católica, P. José Marinoni.

A abertura contou com a apresentação do Grupo de Cordas da área de Cultura e Arte da UCDB, ligado à  Pró-Reitoria de Pastoral e Assuntos Comunitários, além de um momento de oração com a P. Idenilson e da equipe de música da Pastoral. “Temos de olhar para as potencialidades que acontecem ao nosso redor e que na correria do dia a dia passam despercebidas. Que Deus nos ajude a valorizar mais as qualidades do que os defeitos”, destacou.

A Pró-Reitora de Graduação, professora Rúbia, aproveitou a ocasião para reforçar as ações voltadas para os colaboradores por meio da área de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO), sob a responsabilidade da gestora Caroline Soares Nascimento. Também reforçou as atividades do Projeto Pedagógico Institucional da Católica. “Há alguns anos estamos implementando ações continuadas na vida dos nossos estudantes e queremos que os professores se aproximem cada vez mais dessas ações. Uma delas, que estamos desenvolvendo deste 2019, são as atividades virtuais no início e metade de cada semestre, com assuntos que estão conectados ao Projeto Pedagógico Institucional de interesse de todos os cursos”, reforçou a Pró-Reitora.

Já o Reitor da Católica trouxe a palestra “A educação superior e o futuro”, abordando a III Conferência Mundial de Educação Superior (CMES) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) realizada em maio, em Barcelona (Espanha). O evento ocorre a cada 10 anos e visa definir os rumos da educação superior dos países membros da Unesco para o decênio seguinte. “Somente no ano passado é que os autores Ernandes Rodrigues do Nascimento e Maria Auxiliadora Soares Padilha conseguiram trazer o estudo para a realidade brasileira, tomando o que já existia fora do país para a ‘Escala brasileira de engajamento docente’, com cinco dimensões: cognitiva, emocional, institucional, pedagógica e social”.

Para concluir, P. José Marinoni leu algumas palavras citadas por Papa Francisco em um livro. “Os jovens têm necessidade de qualidade no ensino, igualmente de valores, não apenas enunciá-los, mas testemunhá-los. O verdadeiro educador deve ser antes de tudo competente, qualificado e ao mesmo tempo rico em humanidade. Vamos por em prática tudo isso e certamente o nosso trabalho será muito bem recompensado, tanto financeiramente, como sobretudo reconhecido por aqueles que um dia dirão se hoje sou alguma coisa o devo a quem foi o educador que sabia amar, partilhar e se alegrava com o sucesso alheio”, finalizou.

Formação — A Universidade, por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Extensão (Progex), o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) e o Observatório de Formação Integral (OFI), vem realizando capacitação aos docentes desde a segunda-feira (25).

Para iniciar a quinta-feira (28), das 8h, a professora Raquele Tiana Kohler proporciona práticas de relaxamento. Logo após, às 8h30, começam diversas oficinas simultâneamente pela manhã: Osce – método para avaliação de competências, com a professora Marla Miranda; Fishbowl – estratégia de aprendizagem interativa, com o professor Carlos Américo Perazolo Yamakawa; Debate argumentativo como estratégia de aprendizagem, com as professoras Arlinda Cantero Dorsa e Maria Fernanda B. Daniel de Alencastro; Comunicação Verbal e Não Verbal em ambientes de aprendizagem, com a professora Inara Souza da Silva.

Ainda no mesmo dia, às 18h, pelo Google Meet, os docentes vão prestigiar a palestra “Saúde e condicionamento físico”, com a professora Ariane Silva e mediada pela professora Luciana Venhofen. E para encerrar o encontro, na sexta-feira (29), às 8h, no auditório do bloco A, vai ocorrer a mesa-redonda ‘Soft Skills e Hard Skills’, com os professores Elton Tamiozzo e Ricardo Alexandre Martins Garcia, e mediada pelo docente Marcos Alves.

Gilmar Hernandes

Assessoria de Comunicação e Imprensa – UCDB