Início Comunicação Social “É necessário mudar o paradigma e procurar outras plataformas e linguagens”

“É necessário mudar o paradigma e procurar outras plataformas e linguagens”

45
0

(ANS – Roma) – “Terminou o Encontro Internacional do Boletim Salesiano. Dom Ángel Fernández Artime, Editor e Diretor do Boletim Salesiano, nos encarregou de atualizar a revista de Dom Bosco, a revista institucional da Congregação, levando em conta o Sistema Salesiano de Comunicação Social (SSCS) e por isso refletimos sobre o tema: Comunicar para envolver na missão, entre a imprensa e a cultura digital “, disse o Pe. Filiberto González, Conselheiro Geral de Comunicação Social, na conclusão do trabalho.

O Encontro Internacional dos Diretores do Boletim Salesiano começou no domingo (26) e terminou na quarta-feira (29). D. Ángel Artime presidiu a Eucaristia de abertura e deu uma palestra convidando todos os presentes a buscarem formas de renovação, com criatividade e profissionalismo. “O Boletim Salesiano não é uma invenção que fizemos no início do século XIX; Dom Bosco carregou-a no coração durante muito tempo. Dom Bosco estava certo de que o Boletim Salesiano deveria ser um meio de comunicar o bem que se fazia, antes de tudo, como salesianos, e depois como uma nascente Família Salesiana “.

Entre os palestrantes estiveram o P. Francesco Motto, SDB, que ajudou a colocar o Boletim Salesiano no contexto social, eclesial, cultural e comunicativo da época de Dom Bosco; e a teóloga Nataša Govekar, que enfatizou que a comunicação está a serviço da comunhão e da verdade e que a imagem tem um valor primordial como elemento de comunicação. O mesmo fez Nicola Zamperini e Francesco Marino, que pediu para mudar o paradigma, abrindo a revista para outras plataformas e linguagens de informação atuais.

O jornalista José Beltrán também deu sua contribuição e destacou que a revista ‘Vida Nueva’ entrou na conversão de conteúdo de maneira colegiada, institucional e profética. O Sr. Esteban Lorenzo, por sua vez, indicou que a tecnologia deve atender às pessoas. O irmão  José Luis Muñoz, SDB, convidou a todos para trabalharem de perto com a Agência Salesiana iNfo (ANS). Sem contar que também foram apresentadas as boas práticas desenvolvidas por alguns Boletins Salesianos: Argentina, Etiópia, França e Portugal.

“Devemos também agradecer ao Departamento de Comunicação Social e ao Sr. Miguel Mendes, de Portugal, que criou o logotipo do encontro, além do Reitor-Mor, ‘Missionárias Salesianas’ de Madri e ‘Missionários Dom Bosco’ de Turim, por seu apoio ”, acrescentou Don González.

Confira a reportagem no site da ANS no link abaixo

Encontro Internacional do Boletim Salesiano