Início Paróquias Dom Dimas Lara preside missa exequial de Dom Bruno Pedron

Dom Dimas Lara preside missa exequial de Dom Bruno Pedron

95
0

A celebração exequial de Dom Bruno Pedron, bispo emérito de Ji-Paraná, salesiano de Dom Bosco, aconteceu na manhã deste sábado (18/06) na Igreja Paroquial de Nossa Senhora Auxiliadora, em Campo Grande.

Além de Dom Dimas Lara, arcebispo metropolitano de Campo Grande, a missa também teve a presença de Dom Frei Janusz Marian Danecki, bispo auxiliar da arquidiocese de Campo Grande e de D. João Gilberto de Moura, bispo da Diocese de Jardim (MS), primeira diocese de trabalho de Dom Bruno, quando foi ordenado bispo.

Também compareceram à celebração o padre Mario Sérgio Souza da Silva, da diocese de Ji-Paraná, diocese da qual Dom Bruno era bispo emérito e o padre Gabriel Silva Ribeiro, da Diocese de Jardim, que veio acompanhando o seu bispo diocesano. Leigos e lideranças de Ji-Paraná superaram a distância da diocese até Mato Grosso do Sul para participarem das exéquias de Dom Bruno.

A família salesiana também se fez representar pela comunidade local da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, onde está a comunidade salesiana Paulo VI, na qual Dom Bruno foi acolhido para tratamento de saúde desde que chegou a Campo Grande, vindo de Ji-Paraná.

Como testemunho pessoal, P. Ricardo Carlos, inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso lembrou que Dom Bruno foi seu formador desde a juventude, quando foi diretor do aspirantado salesiano no Instituto São Vicente, em Campo Grande. Também no pré-noviciado e no Tirocínio, já em Rondonópolis, onde Dom Bruno inaugurou a presença salesiana naquela cidade. “Tive a graça de aprender com ele a verdadeira vida salesiana, a vida de estudo, de muito trabalho e de amor aos jovens, sobretudo os mais pobres”, testemunhou P. Ricardo.

Na homilia, Dom Dimas citou o livro do Apocalipse como palavra de consolação em momentos de dor. “Deus mesmo haverá de enxugar toda lágrima dos olhos dos seus eleitos”, lembrou Dom Dimas. “Nós queremos nesta santa missa para nossa despedida a Dom Bruno, queremos colocá-lo nas mãos do Deus que garante a vitória para aqueles que lhe foram fiéis”, afirmou o arcebispo.

Após a celebração, o cortejo seguiu para o sepultamento no Cemitério Jardim das Palmeiras, ao lado da Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande.