Início Comunicação Social Dom Ángel Artime recebe Láurea Honoris Causa em Ciências Pedagógicas

Dom Ángel Artime recebe Láurea Honoris Causa em Ciências Pedagógicas

84
0

(ANS – Palermo) – Na tarde de quinta-feira, 13 de outubro, a Universidade dos Estudos, de Palermo-Sicília, atribuiu ao Reitor-Mor dos Salesianos a Láurea ‘Honoris Causa’ em  Ciências Pedagógicas.

A sessão acadêmica se abriu com a saudação e as boas-vindas pelo Reitor da Universidade, Prof. Massimo Midiri, a que se seguiu um vídeo de apresentação institucional do ateneu sículo e a fala do Diretor do Departamento de Ciências Psicológicas, Pedagógicas, do Exercício Físico e da Formação, Prof. Gioacchino Lavanco.

Este, perante a vasta plateia de autoridades civis, acadêmicas, religiosas e salesianas – estavam presentes, só para citar alguns, Dom  Rosário Vella, Bispo de Moramanga (Madagascar); o P. José Costa, Coporta-Voz da Congregação Salesiana; e o P. Giovanni d’Aandrea, Superior da Inspetoria Sícula (ISI) – indicou três motivos de gratidão da Cidade e da População siciliana para com os Filhos de Dom Bosco: a sua presença mais que centenária; o ‘Curso de láurea’ para agentes de comunidades, já mais que decenal no seu Departamento e inspirado na Pedagogia salesiana; e a persistência dos Salesianos em ficar entre os meninos e a população nas situações difíceis e no trabalho cotidiano.

Sucessivamente a Profra. Francesca Pedone, Coordenadora do Curso de ‘Láurea Magistral’ em Ciências Pedagógicas, expôs a motivação da outorga, na qual afirmou entre outras coisas: “Fazendo sua a convicção do educador São João Bosco de que, em todo jovem, existe uma possibilidade de redenção humana, o P. Ángel Fernández Artime jamais duvidou de tal asserção e sempre se empenhou porque ela fosse traduzida em opções didáticas e comunicativas, especialmente durante a fase mais aguda da estação pandêmica, com a consequente e persistente crise da educação. Abrir – ele escreve ao movimento salesiano – deve ser a palavra de ordem. Abrir os espaços, os ambientes, as janelas à vida. Abrir-nos ao encontro com o outro. Abandonemos tudo quanto nos isole, recuperemos o sentido da nossa abertura, da abertura do coração. Recuperemos a visão de um horizonte mais amplo. Tudo isso, o P. Á. F. Artime o persegue com método e constância, num esplêndido acordo entre, de um lado o amor e o interesse pela cultura, o humanismo em suas expressões mais belas; e, do outro, a divulgação de tudo isso através dos instrumentos midiáticos, quais o vídeo, os ‘social, e outros mais”.

Seguiu-se a ‘Laudatio’ pela Profra. Alessandra La Marca, Catedrática de Didática e Pedagogia Especial, ressaltando primeiramente alguns traços específicos da Pedagogia salesiana desde os tempos de Dom Bosco: o empenho pela formação profissional; a atenção para que os educadores se ganhem o afeto dos educandos; a visão da educação exclusivamente como serviço e jamais como instrumento de poder; a visão integral do jovem e de suas potencialidades… e detendo-se depois na atualização da pedagogia salesiana levada à frente pelo P. Fernández  Artime, também nos modernos âmbitos do digital e da ecologia integral. Asseverou, em seguida, falando do Reitor-Mor, que ele “emerge como um exemplo para quantos já se laurearam ou estão por se laurear no específico Curso de Láurea em Ciências Pedagógicas”.

Após a efetiva proclamação, falou também o P. Artime, assinalando alguns exemplos realmente exitosos da pedagogia salesiana vindos à tona em todo o mundo, desde os meninos/as de rua nas Filipinas até às jovens, vítimas de violência, na Serra Leoa, ou aos soldados-mirins na Colômbia.

E apresentou por último a sua ‘Lectio Magitralis’ sob o título “A Pedagogia Salesiana entre Atualidade e Futuro”, passando brevemente em revista dez traços que a caracterizam.

O texto completo da ‘Lectio Magistralis’ está disponível aqui.

O vídeo da cerimônia continua à disposição no canal YouTube da Universidade de Palermo.