Você está em:    Home      Notícias      Dia a Dia Salesiano      Diretor do UniSALESIANO e primeira-dama de Araçatuba visitam Centro Especializado em Saúde

Diretor do UniSALESIANO e primeira-dama de Araçatuba visitam Centro Especializado em Saúde

29 de maio de 2021

Diretor do UniSALESIANO de Araçatuba, Pe. Erondi Tamandaré, e a primeira-dama do município, Deomerce Damasceno, visitaram o prédio onde será inaugurado, nas próximas semanas, o Centro Especializado em Saúde. Os dois tiveram a companhia da Pró-Reitora Administrativa do UniSALESIANO, Vanda Aparecida Guilherme Moura.

O prédio do antigo pronto-socorro municipal começou a ser revitalizado em setembro do ano passado, através de uma parceria entre o UniSALESIANO e a Prefeitura de Araçatuba, que foi iniciada com a vinda do Curso de Medicina para a cidade.

Com isso, os acadêmicos do Curso utilizam a Rede Municipal de Saúde para estágios e o Centro Universitário, em caráter legal de contrapartida, investe na estrutura de saúde pública do município. Ou seja, o novo espaço será utilizado pelos acadêmicos do Curso de Medicina e demais Cursos da área da Saúde do UniSALESIANO para a realização dos estágios supervisionados.

A primeira-dama destacou a importância da credibilidade que a Prefeitura tem perante à comunidade para conquistar parceiros importantes como o UniSALESIANO. “Ficamos eternamente agradecidos porque temos certeza que, com esse equipamento de saúde, toda a cidade vai ser muito abençoada”, disse.

Pe. Erondi afirmou que o carisma do UniSALESIANO – Instituição mantida pela Missão Salesiana de Mato Grosso – está no desenvolvimento humano e na administração humanista. “O processo de evangelização é esse, fazer as pessoas mais, sem distinção de etnia, de credo, de fé, de classe social, mas a formação integral da pessoa”, explicou o Diretor, ao lembrar que a primeira-dama também é parceria do UniSALESIANO na distribuição de cestas básicas na periferia da cidade.

“Então, o privado deve estar associado ao público e vice-versa, porque somos uma única sociedade e trabalhamos para o bem de todos.”

SUS — O Centro Especializado em Saúde terá o objetivo de centralizar os serviços ambulatoriais especializados do SUS (Sistema Único de Saúde) em um único local – antigamente, eram feitos no NGA-2 (Núcleo de Gestão Assistencial) – para garantir um atendimento mais eficiente, humanizado e sistematizado.

O ambulatório contará com médicos especialistas em Cardiologia, Urologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Vascular, entre outros; além de uma equipe multidisciplinar para atender o paciente referenciado pela UBS (Unidade Básica de Saúde), composta por profissionais da área de Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição e Serviço Social.

No local, haverá também os programas de atendimento aos pacientes com hanseníase e ostomizados; e o Ambulatório de Ginecologia, que funcionava no antigo Hospital da Mulher, inclusive com a retomada dos serviços de mamografia e procedimentos como exames, ultrassom, cauterização, atendimento com dermatologista e pequenas cirurgias.

O Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) também foi realocado para o novo Centro Especializado em Saúde de Araçatuba. O serviço possui atendimento médico, de enfermagem e é voltado ao comércio, empresas, indústria, e afins.

Por fim, um espaço especial foi dedicado à Fisioterapia com equipamentos novos e três profissionais dedicados aos atendimentos de pacientes, além da equipe do UniSALESIANO, que realizará estágio supervisionado no local.

 

Monique Bueno
Departamento de Comunicação

 

Comments

comments

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS