Início Comunicação Social Dias de Espiritualidade da Família Salesiana 2016: Fraternidade e fé na ação...

Dias de Espiritualidade da Família Salesiana 2016: Fraternidade e fé na ação do Espírito

29
0

A 34ª edição dos Dias de Espiritualidade da Família Salesiana (DEFS) teve início na quinta-feira, 14 de janeiro, no Salesianum de Roma. Conforme o Reitor-Mor, Pe. Ángel F. Artime, o objetivo do encontro é despertar e contagiar o entusiasmo relativamente à Família Salesiana (FS).

A peregrinação como dimensão constitutiva do percurso de cada pessoa e a companhia dos irmãos e das irmãs de caminhada, como apoio ao longo do caminho foram alguns dos temas abordados pelo padre Di Natale, sdb. “A fraternidade é um processo que se vai constituindo enquanto se avança pelo rumo do Senhor Ressuscitado”, observou o salesiano.

A noite, vivida no habitual clima de alegria que caracteriza os encontros salesianos,encerrou-se com a boa-noite do Reitor-Mor. O P. Ángel Fernández Artime confirmou como – à frente da Congregação Salesiana e na qualidade de Sucessor de Dom Bosco – ele tenha como responsabilidadecuidar e animar toda a FS. Em seguida, saudou a todos os presentes, apresentando os componentes do Secretariado para a FS, coordenado por seu Delegado, P. Eusebio Muñoz, sdb.

A manhã desta sexta-feira, 15 de janeiro, foi aberta com a projeção de uma videossíntese dos DEFS 2015, realizada por equipe da Canção Nova, 23º Grupo da Família Salesiana, que opera seu apostolado através da Comunicação. Logo depois o Reitor-mo apresentou à Assembleia dos participantes o núcleo da Estreia para 2016. Por meio de uma presentação, em ‘Prezi’, Pe. Ángel decompôs o lema da Estreia: “Com Jesus” (ela relembra que a peregrinação de todo fiel parta sempre de uma iniciativa do Senhor Jesus); “percorramos juntos” (focaliza a dimensão comunitária e eclesial da caminhada); “a aventura do Espírito” (explicita aquele caminho de interioridade e espiritualidade que, longe de ser uma fuga do mundo, se traduz para a FS num ímpeto com que responder às aspirações profundas dos jovens: necessidade de vida, abertura, alegria, liberdade, futuro, um mundo mais justo e fraterno, desenvolvimento para todos os povos, tutela da Natureza.

A manhã continuou com a reflexão da Ir. Maria Ko, das FMA, sobre Maria como Ícone da Igreja Peregrina, na qual a religiosa indicou os tantos passos dados por Maria, deixando-se sempre guiar pelo Espírito, desde a pergunta “Como se dará tudo isso?” até o “Faça-se em mim segundo a sua palavra”.

InfoANS