Início Comunicação Social Delegados de pastoral juvenil da América discutem formação de jovens nas presenças...

Delegados de pastoral juvenil da América discutem formação de jovens nas presenças salesianas

40
0

O encontro aconteceu na segunda e terça-feira, dias 15 e 16 de fevereiro, no formato online. Esta foi a primeira reunião dos delegados de Pastoral Juvenil do Continente Americano, dos regionais Cone Sul e Centro América. Quem coordenou o encontro foi o PMiguel Ángel García Morcuende, atual conselheiro geral para a Pastoral Juvenil Salesiana. Também participaram os assessores, P. Rafael Bejarano, do setor pastoral juvenil para a América, e a Sra. Antonella Sinagoga, coordenadora mundial das paróquias salesianas.

De acordo com o Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil Salesiana, estes momentos são um foro de encontro de todas as realidades inspetoriais com vista a confrontar critérios e experiências; redescobrir na comunhão um estilo de “ser” e “fazer” na pastoral juvenil salesiana, assessorar pontualmente, superar dificuldades, promover a formação e outros aspectos que nos afetam a todos de modo igual na missão evangelizadora. “Ao ler as avaliações e ao conversar pessoalmente com cada um dos delegados de Pastoral Juvenil, acredito ter alcançado os objetivos propostos, não obstante as dificuldades que estamos vivendo”, afirmou o P. Miguel Ángel.

O tema tratado durante os dois dias de trabalho foi a formação afetiva e espiritual dos jovens que participam das presenças salesianas. “Trabalhamos o tema que foi tratado no último congresso mundial sobre a família, que aconteceu em Madrid (ESP) no ano de 2017, com os delegados de todo o mundo salesiano, juntamente com o Conselho Geral e também os delegados da formação salesiana” lembrou o Delegado da Pastoral Juvenil da Missão Salesiana de Mato Grosso (BCG), P. Wagner Luís Galvão.

As propostas discutidas refletem a importância da formação nos jovens sobre sexualidade e afetividade no mundo atual, caracterizado como um mundo “líquido”, onde as perspectivas e os olhares são muito diferentes em cada lugar do mundo, principalmente por causa da secularização. “E nós salesianos somos chamados a educar os jovens na fé, educar os jovens como bons cristãos e honestos cidadãos, e estarmos preparados para atendê-los na orientação espiritual e, principalmente na orientação pastoral no que se refere à sexualidade e à afetividade, e encaminharmos também a pessoas preparadas e profissionais cristãos que possam nos auxiliar”, afirmou P. Wagner.

Participaram do encontro virtual todos os delegados de Pastoral Juvenil Salesiana da América.

Euclides Fernandes

DRT/MS 55/02