Você está em:    Home      Notícias      Dia a Dia Salesiano      Delegados de pastoral juvenil da América discutem formação de jovens nas presenças salesianas

Delegados de pastoral juvenil da América discutem formação de jovens nas presenças salesianas

17 de fevereiro de 2021

O encontro aconteceu na segunda e terça-feira, dias 15 e 16 de fevereiro, no formato online. Esta foi a primeira reunião dos delegados de Pastoral Juvenil do Continente Americano, dos regionais Cone Sul e Centro América. Quem coordenou o encontro foi o PMiguel Ángel García Morcuende, atual conselheiro geral para a Pastoral Juvenil Salesiana. Também participaram os assessores, P. Rafael Bejarano, do setor pastoral juvenil para a América, e a Sra. Antonella Sinagoga, coordenadora mundial das paróquias salesianas.

De acordo com o Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil Salesiana, estes momentos são um foro de encontro de todas as realidades inspetoriais com vista a confrontar critérios e experiências; redescobrir na comunhão um estilo de “ser” e “fazer” na pastoral juvenil salesiana, assessorar pontualmente, superar dificuldades, promover a formação e outros aspectos que nos afetam a todos de modo igual na missão evangelizadora. “Ao ler as avaliações e ao conversar pessoalmente com cada um dos delegados de Pastoral Juvenil, acredito ter alcançado os objetivos propostos, não obstante as dificuldades que estamos vivendo”, afirmou o P. Miguel Ángel.

O tema tratado durante os dois dias de trabalho foi a formação afetiva e espiritual dos jovens que participam das presenças salesianas. “Trabalhamos o tema que foi tratado no último congresso mundial sobre a família, que aconteceu em Madrid (ESP) no ano de 2017, com os delegados de todo o mundo salesiano, juntamente com o Conselho Geral e também os delegados da formação salesiana” lembrou o Delegado da Pastoral Juvenil da Missão Salesiana de Mato Grosso (BCG), P. Wagner Luís Galvão.

As propostas discutidas refletem a importância da formação nos jovens sobre sexualidade e afetividade no mundo atual, caracterizado como um mundo “líquido”, onde as perspectivas e os olhares são muito diferentes em cada lugar do mundo, principalmente por causa da secularização. “E nós salesianos somos chamados a educar os jovens na fé, educar os jovens como bons cristãos e honestos cidadãos, e estarmos preparados para atendê-los na orientação espiritual e, principalmente na orientação pastoral no que se refere à sexualidade e à afetividade, e encaminharmos também a pessoas preparadas e profissionais cristãos que possam nos auxiliar”, afirmou P. Wagner.

Participaram do encontro virtual todos os delegados de Pastoral Juvenil Salesiana da América.

Euclides Fernandes

DRT/MS 55/02

Comments

comments

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS