Início Comunicação Social D. Ángel apresenta o tema da “Estreia 2021”: “A esperança nos move:”...

D. Ángel apresenta o tema da “Estreia 2021”: “A esperança nos move:” Eis que faço novas todas as coisas “(Ap 21.5)»

48
0

(ANS – Roma) – Depois de conversar com muitos provinciais e ouvir suas necessidades, e depois de lidar com os membros do Conselho Geral, com os líderes da Família Salesiana e os Salesianos do Escritório Central Salesiano, o Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime elaborou o tema da Estreia para 2021, emblema da resposta salesiana à atual situação gerada pela pandemia: “A esperança nos move:” Aqui, faço todas as coisas novas “(Ap 21.5)» .

“Pensando na mensagem que pode nos unir como Família Salesiana neste ano de 2021, é impossível não levar em conta que, durante muitos meses, em maior ou menor grau, o mundo, todas as nações permaneceram, se não paralisadas (embora muitas sejam) , certamente bloqueado ”, começa o Reitor-Mor em seu texto de apresentação da Estreia.

Ao mesmo tempo, “nossa mensagem sublinha e reafirma que, diante dessa dura e dolorosa realidade com suas pesadas conseqüências, continuamos a expressar a certeza de sermos movidos pela esperança: porque Deus, em seu Espírito, continua a fazer novas todas as coisas”.

Ilustrando a estrutura da mensagem da Estreia, Don Á.F. Artime destaca como Dom Bosco experimentou muitas situações difíceis – incluindo uma epidemia de cólera – sem perder a esperança, pelo contrário, sempre reagindo e motivando outras pessoas a se ocuparem.

O tempo atual, portanto, é o momento oportuno para a conscientização e o comprometimento diante de tudo o que antes mesmo da pandemia não estava indo bem, mas com o qual nos acostumamos: o sofrimento de muitas pessoas, as epidemias de outras doenças menos divulgadas, danos à Criação …

Aqui, portanto, a Estreia servirá para propor uma leitura salesiana do tempo presente, a fim de aprender processos alternativos à cultura dominante, capazes de alcançar uma mudança de valores e visão. E, para manter a concretude salesiana, ele proporá, ao mesmo tempo, lugares e situações onde se poderá “aprender e exercitar a esperança”.

Tudo isso, sempre se deixando acompanhar por Maria, “Mãe de Deus, Estrela da Esperança”.

O texto completo da apresentação da EStreia está disponível hoje, em italiano e espanhol , no site sdb.org. A apresentação também será lançada em outros idiomas nos próximos dias.