Início Comunicação Social Curso de agronomia do Unisalesiano inicia programa de agroecologia

Curso de agronomia do Unisalesiano inicia programa de agroecologia

68
0

Na última sexta-feira, 12, teve início, em Penápolis, a programação do Sintropia – evento que está sendo realizado pelo curso de Agronomia do Unisalesiano de Lins. O programa consiste em ações voltadas à agroecologia e práticas sustentáveis de exploração agrícola. Neste dia, os alunos, produtores e técnicos conheceram um Sistema Agroflorestal – SAF.

A propriedade pertence a família do Sr. João Covolan e o SAF encontra-se instalado há mais de dois anos, entretanto, como se trata de um sistema que promove a interação entre as espécies e a convivência harmônica dos diferentes nichos fisiológicos explorados por cada espécie, a permanência de um SAF numa determinada área é indeterminado, podendo se estender por décadas, dependendo do manejo e dos objetivos do produtor.

O SAF do Sr. Covolan apresenta enfoque em diversos segmentos como os de hortaliças, frutíferas, tubérculos, aromáticos e madeireiros. O que se vê no local é uma grande mistura de espécies vegetais, cada uma com seu perfil exploratório em se tratando de solo, nutrientes, água, luz, umidade e que requeiram condução específica, como poda nas arbóreas para geração de matéria orgânica, por exemplo.

O SAF é um sistema de processos, tudo o que a planta necessita é oriundo da mesma área por meio dos resíduos ali gerados, portanto, não há desperdício, tudo é reaproveitado. Cada organismo vivo, inseto, fungo, microrganismo, entre outros, tem seu papel no ecossistema agroflorestal; o que um destes pode figurar como praga no sistema convencional, no SAF, comporta-se como mais um indivíduo com ação que não prejudique as culturas, desde que o ecossistema esteja equilibrado.

Covolan realiza a comercialização por meio de uma feira realizada na cidade de Penápolis e cestas entregues diretamente na residência do consumidor. Pretende ainda, organizar um grupo de agrofloresteiros da região e incentivar a comercialização por meio da CSA – Comunidade Sustenta Agricultura.

Por fim, o SAF não é mais uma promessa, é realidade que vem crescendo e conquistando agricultores e consumidores preocupados com as questões ambientais, de se promover o desenvolvimento sustentado e a certeza da produção de alimentos saudáveis. Associado ao SAF está a CSA, uma forma de comercialização agrícola que contempla relação de respeito entre produtor e consumidor, e destes com o meio ambiente, assim, o SINTROPIA tentará abordar estes temas e esclarecer às pessoas o que de novo possam usufruir em termos de alimentos saudáveis.

Eng. Agr. Hemerson Calgaro

Coord. Curso de Eng. Agronômica

UniSalesiano – Lins