Você está em:    Home      Notícias      Dia a Dia Salesiano      ‘CRIAR CONFIANÇA’: no coração do Sistema Preventivo – O sétimo vídeo-semente de “Jovens salesianos e acompanhamento”

‘CRIAR CONFIANÇA’: no coração do Sistema Preventivo – O sétimo vídeo-semente de “Jovens salesianos e acompanhamento”

5 de março de 2021

(ANS – Roma) – Na disseminação do documento “Jovens salesianos e acompanhamento – Orientações e diretrizes” já chegamos à sétima parte do programa. A videossemente aprofunda alguns temas apresentados no 4° capítulo: “À escuta do Espírito”. Trata-se de aspectos importantes, mesmo críticos, da formação, como claramente emergiu da pesquisa sobre o acompanhamento, a que responderam sobretudo mais de 4.000 jovens formandos salesianos.

Estes os subtítulos que se encontram no texto, entre o n° 152 e o n° 166:

4.10. Respeitar a confidencialidade e criar confiança.

4.11. Voltar ao Sistema Preventivo.

4.12. Aprender da experiência.

4.13. Acompanhamento espiritual holístico.

A insistência sobre a confiança – que não se pode impor, mas só merecer – é fruto quer da força carismática das raízes salesianas – como relembra a Carta de Roma, de 1884 – quer dos sinais fortes, tanto positivos quanto negativos, emersos da pesquisa: dentre estes, as não poucas dificuldades que se encontram por causa do não suficiente respeito à confidencialidade. Lemos no n° 155 do texto: “Como disse o P. Paulo Albera, há uma correlação tão estreita entre discrição e confiança que basta um pequeno deslize na primeira para deitar a perder quase completa e imediatamente a segunda”.

Igualmente, o chamado intenso ao modelo do Sistema Preventivo é tanto uma volta ao Valdocco das origens quanto uma resposta a situações que se devem purificar e corrigir. “Tomar conhecimento do modelo operacional de formação que se está seguindo é importante e urgente. Trazer à luz o modelo operativo significa poder examiná-lo criticamente e decidir se é necessário alterá-lo.

Em nossa opinião, o modelo de conformação comportamental na formação está muito próximo do sistema repressivo e não pode estar de acordo com o espírito salesiano (v. Constituições, capítulo 2). Precisamos fazer uma avaliação honesta e voltar corajosamente ao Sistema Preventivo. A recomendação de Dom Bosco ao primeiro jovem diretor salesiano da Congregação, P. Miguel Rua – ‘procura fazer-te amar’ – está inscrita na cruz que nos é dada no dia da profissão perpétua e pede com intensidade que seja praticada, corroborada pela exegese inestimável que é a Carta de Roma, de 1884 (Ibid. n° 163).

Para ver o vídeo, acesse o link abaixo:

Para ter acesso a este e aos vídeos precedentes, com os subsídios conexos para favorecer a reflexão e a partilha em comunidade, entrar na seção “multimedia” da página dedicada à Formação, no sítio da Congregação: https://www.sdb.org/pt/Dicasterios/Formacao/Multimedia

Comments

comments

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS