Início Comunicação Social CRB Nacional realiza V Seminário de Religiosos Irmãos

CRB Nacional realiza V Seminário de Religiosos Irmãos

96
0

Estiveram reunidos em Fortaleza (CE) 108 Religiosos Irmãos, oriundos de diversos lugares do Brasil, representando 30 Congregações de Vida Religiosa Consagrada. A assessoria foi feita pela Ir. Annette Havenne, ISM, que refletiu o tema “Plenamente humano, simplesmente irmão”, com o lema “Maria, peregrina na fé”. O objetivo foi “aprofundar a maturidade do Religioso Irmão, à luz do ser de Maria”.
A abertura do encontro foi feita pela presidente da CRB, Ir. Maria Inês Ribeiro, MAD, que representando toda a Diretoria Nacional, manifestou sua alegria pela organização, participação dos irmãos e realização do encontro.
Foram destacadas as dimensões da identidade humana (um ser de relações, situado no tempo e no espaço, evolutivo, criativo, complexo e destinado a morrer), bem como algumas pistas, em forma de perguntas, para um amadurecer de modo mais saudável, por exemplo: “Minhas trocas com o meio são saudáveis? Uso a criatividade para crescer, resolver meus problemas, amar os demais? Que significado eu dou ao que não entendo, mas posso abraçar, compreender? Sou criativo com o envelhecimento? Como leio o toque de Deus nesta minha caminhada? Como lido com a ansiedade da finitude?” Dessa forma, é salutar que o Religioso Irmão tome posse desse processo e compreenda que o fundamento da sua vida é o humano, não deixando de recordar que Deus também se encarnou no barro da humanidade.
A fim de refletir e dialogar, também sobre outros assuntos importantes e desafiadores da vida dos Religiosos Irmãos, neste V Seminário foram ofertadas quatro oficinas aos participantes, a saber: Itinerário Formativo; Envelhecimento; Profissionalização e Fraternidade.
De acordo com os organizadores, o V Seminário Nacional de Religiosos Irmãos foi ocasião singular para perceber, juntos, as forças, os obstáculos, as fragilidades e as oportunidades no percurso da caminhada como Religiosos Irmãos. Mas, sobretudo, rezar e celebrar a alegria e graça desta vocação específica.