Início Comunicação Social Coordenadores e Superiores da Família Salesiana se reúnem na Itália

Coordenadores e Superiores da Família Salesiana se reúnem na Itália

26
0

A festa de Dom Bosco, no ano bicentenário, será o cenário para reunir em Turim, Itália, no próximo fim de semana, dias 31 de janeiro (sábado) e 1° de fevereiro (domingo), os superiores e coordenadores, dos vários grupos da Família Salesiana (FS) e celebrar assim, em família, a origem do próprio carisma.

Todos os responsáveis da FS se encontrarão pela manhã em  oração conjunta na Capela Pinardi. Depois, após a saudação do padre Ángel Fernández Artime, reitor-mor dos salesianos. O vídeo da FS será exibido após um momento de conhecimento recíproco, .

A manhã prosseguirá com uma visita de aprofundamento aos lugares em que nasceu e se desenvolveu a experiência salesiana de Dom Bosco: Valdocco com as Capelas, a Gráfica, os Aposentos (‘camerette’); e, de tarde, com a visita à Basílica de Maria Auxiliadora.

Outras atividades

Ainda na tarde de 31 de janeiro ocorrerão os encontros mais significativos: primeiramente o padre José Pastor Ramírez falará para apresentar as funções e a finalidade do ‘Secretariado da Família Salesiana’, apenas instituído pelo Conselho Geral dos Salesianos; ilustrará, além disso, o papel do delegado Central da Família Salesiana e o programa de animação para o sexênio.

Depois, conjuntamente, todos os responsáveis realizarão uma profissão de comunhão e pertença a Dom Bosco, à Família Salesiana e à Igreja. E após uma sessão de diálogo e partilha comuns sobre a realidade e os desafios da FS, será concelebrada, na Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora a Eucaristia em honra de São João Bosco.

A concelebração, presidida pelo reitor-mor, terá início às 18h30 (GMT+1) e será transmitida por Telepace e via ‘streaming’ no  site www.sdb.org

Domingo

Na manhã de domingo, 1° de fevereiro, haverá a possibilidade de visitar o Colle Don Bosco (I Becchi), o Museu de Chieri, a Basílica de Dom Bosco. Padre Artime presidirá novamente a Santa Eucaristia. Neste mesmo dia, no período da tarde, será feita uma atualização do livro sobre a Família Salesiana, seguida da apresentação da Estreia para 2015, sobre o tema “Como Dom Bosco, com os Jovens, para os jovens”.

A Agência de Notícias Salesianas (InfoANS) acompanhará ao vivo a sequência das celebrações desse fim de semana especial. As atualizações serão fornecidas em tempo real pelo twitter da agência, em italiano, inglês eespanhol.

Fonte: Boletim Salesiano