Início Comunicação Social Coordenadores de Pastoral, Pró-Reitores e Leigos fazem encontro Inspetorial online

Coordenadores de Pastoral, Pró-Reitores e Leigos fazem encontro Inspetorial online

52
0

O encontro de Coordenadores de Pastoral das presenças salesianas da Inspetoria de Campo Grande é uma oportunidade formativa para todos salesianos e leigos que atuam nas equipes de pastoral, seja nas escolas, IUS, paróquias, Missões Indígenas ou Centros Juvenis. O evento realizado nesta quarta-feira (28/07) teve a abertura feita pelo P. Ricardo Carlos, inspetor da Inspetoria de Campo Grande, e foi coordenado pelo P. Wagner Galvão, Delegado Inspetorial para a Pastoral Juvenil Vocacional da Missão Salesiana de Mato Grosso (BCG).

Cerca de 30 pessoas participaram do encontro que teve assessoria do P. Sérgio Ramos de Souza, delegado inspetorial para a Pastoral Juvenil Salesiana da Inspetoria São Pio X. Ele apresentou o tema “A Animação Missionária Salesiana nas Atividades da Pastoral Juvenil”, partindo dos documentos da Igreja a partir do Concílio Vaticano II, tendo como exemplo, o trabalho pastoral e missionário realizado pelo Papa Francisco.

No aspecto da Animação Missionária Salesiana, P. Sérgio recordou o episódio em que Dom Bosco enviou seus jovens para ajudar as pessoas que padeciam de cólera, na Itália. “A postura de Dom Bosco é de total confiança em Deus e Nossa Senhora e demonstra um compromisso missionário constante, que pode ser observado em diversas outras situações ao longo da história da Congregação Salesiana”, apontou o assessor do encontro. Ainda de acordo com o P. Sérgio, essa postura de confiança em Deus e compromisso missionária se revelou o principal exemplo que conquistou outros jovens a aderirem à proposta de vida religiosa no estilo salesiano, e também a preparar bons colaboradores leigos para as obras salesianos.

Ao final da manhã, houve a oportunidade de troca de experiências e esclarecimento de dúvidas a respeito dos temas apresentados. No encerramento, P. Sérgio citou o Capítulo Geral XXVIII que fala sobre o “sacramento da presença”, frequentemente citado pelo Reitor Mor, P. Ángel Artime. “Eu sempre penso o pátio salesiano como possibilidade de protagonismo. Não estar ali como uma coluna, mas como um coração que bate nesse lugar. Nós, como salesianos e leigos, precisamos de espaços de protagonismo para esses jovens. Que possamos ser comunidades educativas sadias, envolvidas no projeto macro que conquista os jovens em sua caminhada de fé e de vocação”, afirmou.

De acordo com o Delegado Inspetorial para a Pastoral Juvenil Vocacional da Missão Salesiana de Mato Grosso, esses encontros formativos são essenciais para uma boa realização das atividades pastorais. “É assim que nós vamos aprimorando o nosso conhecimento, nossa experiência para trabalhar com os nossos jovens que são os nossos principais destinatários”, finalizou P. Wagner Galvão.

 

Euclides Fernandes

DRT/MS 55/02