Início Comunicação Social Conselheiro para a Comunicação Social da Congregação Salesiana escreve carta aos irmãos...

Conselheiro para a Comunicação Social da Congregação Salesiana escreve carta aos irmãos do mundo inteiro

40
0

Estimados Irmãos e Irmãs!

Com alegria e gratidão, escrevo-lhes minha primeira Newsletter como Conselheiro para a Comunicação Social da Congregação Salesiana.

Eu e você  acreditamos que somos comunicadores com os jovens na cultura digital. 

Em nome de Jesus Cristo, nós acreditamos que comunicar é estar a serviço dos outros.

Com este sentimento, quero saudar e agradecer a cada um de vocês que acredita e se dedica ao importante serviço de comunicação na Congregação Salesiana!

Os jovens são os melhores  comunicadores da era da internet e das redes sociais!

Dom Bosco amou e acreditou nos jovens. Eles são os comunicadores mais originais. Eles estão conosco! Nós estamos com eles!

Por isso, a Congregação Salesiana é uma das maiores instituições de comunicação dos valores humanos e cristãos do mundo. 

Durante o  Capítulo Geral 28,  realizado em Turim,  nos meses de Fevereiro e Março deste ano, nós salesianos  renovamos nosso compromisso e importância da comunicação na Congregação nestes tempos midiáticos.

Respondendo com fé e gratidão a esta nova missão  que a Congregação Salesiana me confia como Conselheiro da Comunicação,   assumo com alegria e disponibilidade  este importante serviço, junto com nossos inspetores, delegados de comunicação, nossos leigos e jovens.

Com profundo sentido de Congregação, unidos ao Reitor Mor, P. Àngel Fernàndez Artime e o Conselho Geral, nossos Inspetores, Delegados de Comunicação e nossas comunidades, seguimos juntos amando, educando e evangelizando  os jovens com esperança e muito trabalho a serviço da nossa missão com nossos destinatários.

Ao P. Filiberto Gonzalez Plasencia, que foi o Conselheiro da comunicação por 12 anos, queremos expressar nosso profundo reconhecimento e gratidão por toda a sua dedicação e serviço à comunicação na Congregação Salesiana.  Ele nos deixa um exemplo de testemunho e amor pela comunicação.

A Congregação tem amadurecido no seu trabalho de comunicação. Isto é resultado do compromisso, do apoio e do empenho dos inspetores, dos seus Delegados, dos Diretores, dos Salesianos, Leigos e Jovens das nossas Presenças e todos os trabalhos realizados nas diversas áreas da comunicação.

Cada Inspetoria e cada comunidade carregam uma riqueza de experiências de comunicação social: rádios, jornais, televisão, produção de vídeos, editoras, redes de noticias, informativos, sites, redes sociais, produção artística musical, literatura.  E tudo isto deve sempre ser modernizado e colocado a serviço da nossa missão com os jovens, sobretudo os mais pobres.

A comunicação é muito dinâmica, rápida e exigente. Por isso é fundamental fortalecermos a nossa comunicação institucional, atualizarmos os nossos sistemas e plataformas de comunicação, priorizando os  processos de discernimento, trabalho colaborativo, compartilhar estudos e pesquisas interdisciplinares dos educadores das nossas Universidades, continuar a formação dos novos salesianos em uma visão sinodal,  a serviço da missão evangelizadora dos salesianos na Igreja e nas culturas onde trabalhamos.

Temos, atualmente, um bom texto de comunicação social: O Sistema Salesiano de Comunicação Social, construído nestes anos com participação de muitos de nós. Mas é tempo de fazermos juntos uma revisão e atualização deste documento à luz  dos mais recentes Documentos da Igreja e dos novos desafios e oportunidades da cultura midiática.

Este será um dos primeiros trabalhos que faremos, envolvendo todos nós neste processo.

A comunicação caminha junto com a comunidade! Somos uma Família Salesiana em comunicação. Comunicar cada vez mais em Rede  Salesianos, FMA, Cooperadores, ADMA, EX Alunos e outros Ramos da Família Salesiana é um gesto profético de comunicar de modo sinodal.

Sabemos que comunicar de modo sinodal exige uma nova mentalidade de presença e serviço  incondicional aos outros, sobretudo os mais pobres das sociedades.

Nos tempos atuais, comunicar de modo evangélico significa abraçar  na fé as dores e esperanças das pessoas.  

A mais recente crise do Coronavirus  tem atingido o mundo inteiro, causando grandes dificuldades, sofrimento e dor nas famílias e nas sociedades.

O Dicastério de Comunicação com suas Equipes de trabalho tem dado uma significativa cobertura de noticias e mensagens nestes tempos difíceis que o mundo enfrenta com esta crise.

O Reitor Mor, no dia 24 de março, no final da Novena Extraordinária a Maria Auxiliadora, rezada em todo o mundo salesiano,  convidou-nos para fazer um  Ato de Entrega,  renovando com o coração de Dom Bosco nossa confiança em Maria Santíssima, neste momento de provação e sofrimento ocasionado pela pandemia de Coronavírus.

Da Basílica do Sagrado Coração, em Roma, onde Dom Bosco celebrou a missa de 16 de maio de 1887, o Reitor Mor, em frente ao quadro de Maria Auxiliadora,  confiou Àquela que tudo fez  os povos do mundo inteiro.

Recentemente, o Papa Francisco,  por ocasião da oração em solidariedade às vitimas do Coronavirus,  compartilhou conosco  que a fé em Cristo nos abre para novas esperanças.

“Temos uma âncora: na sua cruz, fomos salvos. Temos um leme: na sua cruz, fomos resgatados. Temos uma esperança: na sua cruz, fomos curados e abraçados, para que nada e ninguém nos separe do seu amor redentor”.

Que Nossa Senhora, a comunicadora da vida e da esperança, proteja-nos e nos guie para que sejamos, em todos os lugares, anunciadores da  Páscoa e da Vida Nova.

P Gildásio Mendes dos Santos, SDB
Conselheiro para a Comunicação Social