Início Comunicação Social Conselheiro Mundial para a Comunicação Social faz abertura do Encontro de Delegados...

Conselheiro Mundial para a Comunicação Social faz abertura do Encontro de Delegados de Comunicação – Américas

55
0

O encontro começou nesta quarta-feira (09-09) e vai até sexta-feira (11-09). A abertura foi feita pelo P. Gildásio Mendes, Conselheiro Mundial para a Comunicação Social. Seguem as palavras do Conselheiro:

 

Estimados amigos e amigas!

 

  1. Estamos iniciando o primeiro encontro de delegados de comunicação online da história da congregação salesiana.  Estamos vivendo tempos novos. Dom Bosco dizia:  “é preciso caminhar com os tempos”.  Nos tempos de dificuldades, desafios, nós caminhamos com esperança, juntos com os jovens!
  2. Quero agradecer de coração a participação, o apoio e o trabalho de cada um de vocês nas suas inspetorias como delegados de comunicação social.  A você, à sua equipe, ao seu inspetor, o meu muito obrigado!
  3. Neste momento, agradeço as palavras de abertura do P. Gabriel Romero, regional da Região Cone Sul e do P. Hugo Orosco, regional da Região Interamérica.   Queremos dizer ao P. Gabriel e ao P. Hugo que estamos juntos, que possam contar com a nossa amizade, colaboração e orações.
  4. O nosso agradecimento à equipe de coordenação américas no nome da nossa coordenadora geral, zaida Elisa. Agradeço aos membros da equipe: p. João Carlos, salesiano irmão Cristoban, Mercedes, Carolina, P. Rene, Vicente e Andrés.
  5. Agradecemos à inspetoria salesiana de São Paulo, na pessoa do P. Rafael e sr. Pedro.  Esta inspetoria aceitou ser a anfitriã deste encontro, que seria presencial. Ao P. Justo Piccinini, inspetor, nosso muito obrigado!
  6. Quero neste momento também agradecer ao P. Filiberto Gonzales que por vários anos se dedicou com muito amor e competência a serviço deste dicastério.
  7. Este encontro de delegados de comunicação acontece no momento pós cg28, agora com um novo conselheiro para a comunicação, neste momento de grandes mudanças na sociedade.  Como comunicadores salesianos somos flexíveis, abertos, colaborativos e criativos.
  8. Dentro deste contexto de mudanças, de realidades novas, apresento-lhes os objetivos deste encontro de delegados de comunicação.
  1. Queremos continuar construindo juntos a visão de futuro da comunicação salesiana para os próximos 6 anos.  Esta visão é construída a partir das nossas experiências, do caminho realizado pelo dicastério, pela história de cada inspetoria, pelos desafios e oportunidades dos tempos novos.
  2. Esta visão   de comunicação se inspira nos horizontes e propostas da igreja hoje, sob a liderança do Papa Francisco.  Os documentos da igreja nos iluminam e nos orientam nos caminhos da comunicação.  Portanto, a nossa visão de comunicação é evangelizadora, educadora e pastoral.
  3. Esta visão se fundamenta nas propostas do cg28 – expressa na carta programática recente do reitor mor, P. Ángel Fernández Artime. Caminhamos juntos com o reitor mor e seu conselho. Caminhamos juntos com os inspetores e nossas comunidades, leigos e jovens. Portanto, caminhamos juntos comunicando como família salesiana!
  4. Esta visão está alinhada com as orientações dos planos inspetorias – poi, peps, no plano das inspetorias das regiões.

9. Este encontro nos convida para um olhar mais profundo para nossa missão carismática como delegados de comunicação.

  1. Ampliar e atualizar nossa visão de comunicação a partir da proposta da igreja e da congregação. Para isto, queremos estudar e atualizar juntos o texto de comunicação do dicastério.
  2. Fundamentar todo o nosso trabalho de comunicação a partir do carisma salesiano e da missão salesiana. Definir mais claramente nossa identidade salesiana de comunicar, nossa fisionomia de comunicar a partir do   nosso lema: da mihi animas caetera tolle!
  3. Aprofundar a metodologia pastoral da comunicação, isto é, como fazemos comunicação.  Isto implica animar e fazer gestão de comunicação através de uma atitude colaborativa e sinérgica. Por exemplo, nosso diálogo e colaboração com a pastoral juvenil, com as missões, com a pastoral vocacional, o voluntariado, a formação.
  4. Assumir juntos a metodologia pastoral – sínodo dos jovens e do cg28, baseada no discernimento: reconhecer, interpretar, escolher, tendo muito claro nosso tema: “quais salesianos para os jovens de hoje”?
  5. Fortalecer nosso trabalho de comunicação com a gestão compartilhada com os leigos.
  6. Priorizar sempre o protagonismo dos jovens em nossos processos e procedimentos comunicativos.
  7. Integrar as diversas dimensões da comunicação na criação, na produção, na difusão do nosso trabalho, considerando o diálogo:  comunicação e carisma salesiano, comunicação e cultura, comunicação e espiritualidade, comunicação e fraternidade humana, comunicação e ecologia, comunicação e ética, comunicação e família, comunicação e artes.
  8. Empregar de modo criativo, atual e prático as tecnologias de informação e redes sociais.
  9. Fortalecer o trabalho em rede entre as comunidades da inspetoria, da região e a nível de congregação.
  10. Coordenar a partir da visão colaborativa e integral o trabalho do delegado com os coordenadores do BS, rádio, editoras, artes e outros setores de comunicação.
  11. Dar continuidade aos processos, passos e ações conjuntas   a partir das duas regiões, língua espanhola e portuguesa, definindo e implementando linhas gerais de comunicação.
  12. Apoiar e colaborar com a equipe de coordenação de comunicação Américas, participando dos processos e procedimentos com identidade salesiana.

10. Finalmente, convido todos vocês para participarem ativamente deste encontro a partir das apresentações, debates, trabalho em grupo e intercâmbio de experiências.