Início Comunicação Social Congresso em Cuiabá debate temas atuais da educação

Congresso em Cuiabá debate temas atuais da educação

41
0

Com a presença de mais de 300 profissionais da educação das cidades de Cuiabá, Cáceres, Araçatuba, Três Lagoas, Corumbá e Campo Grande, a Rede Salesiana de Ensino realizou neste domingo (24), no anfiteatro do Colégio São Gonçalo, o Congresso Inspetorial de Salesianidade.

O evento é promovido a cada dois anos e teve como objetivo alinhar estratégias de integração entre professores, assistentes e coordenadores salesianos de três estados, pautando conceitos importantes para a formação estudantil. Cuiabá foi a cidade escolhida para sediar o congresso por conta do seu aniversário de 300 anos, que será no próximo dia 8. Temas relevantes como fake-news, violência no ambiente escolar e resgate de valores fundamentais foram assuntos debatidos.

A abertura foi pela manhã, com acolhida dos colaboradores, seguida da palestra “Diferencial da Educação e do Educador Salesiano”, ministrada pelo padre Aldir da Silva, vice-diretor do Salesiano Dom Bosco, de Campo Grande.

De acordo com o padre Aldir, “a juventude está sendo atordoada com tantas informações, parte delas fake-news e assim eles acabam tendo uma identidade muito frágil. Por isso estamos tendo no país, um índice muito alto de suicídio e registro de tragédia como em Suzano, por exemplo”. Assim, trabalhar o sistema preventivo no ensino torna-se cada vez mais importante, destaca.

O vice-diretor explica ainda que a identidade do jovem está fluída e para que seja fortalecida, ela precisa estar baseada em critérios e valores, e o sistema preventivo, alicerçado por Dom Bosco, atende essa demanda educacional.

Segundo o coordenador da pastoral de Araçatuba, José Valentim, a troca de experiências é essencial para integrar toda a equipe. “É uma satisfação muito grande fazer parte da família Salesiana e poder participar deste encontro e partilhar ideias”. Valentim destaca ainda que o encontro reafirma vários valores da educação Salesiana, entre eles, a atenção e o carisma na forma de educar.

“O congresso é de suma importância, pois é imprescindível relembrar e cativar o nosso papel como educador social e isso nos faz refletir de como melhorar como cidadão e colaborador salesiano”, avalia Gabriela Ogaia, voluntária dos salesianos de Corumbá-MS.

O evento seguiu com uma missa, no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, presidida pelo padre Wagner Galvão, delegado inspetorial para a Pastoral Juvenil e Vocacional, e ex-diretor do Colégio Salesiano São Gonçalo. O encerramento foi na sede do Colégio Colégio Salesiano Santo Antônio, com almoço para os participantes.

O padre Paulo Vendrame, diretor do Colégio Salesiano São Gonçalo, acompanhou todo o Congresso e agradeceu a participação de todos os educadores. “Somos aqueles que, próximos das crianças, adolescentes e jovens, educamos com amor, construindo sonhos. E não há nada mais nobre, que a missão do educador salesiano”, disse ele, parafraseando Dom Bosco.

Os professores e colaboradores participam também do V Congresso Nacional de Educação da Anec, que tem início nesta segunda-feira (25) e segue até a próxima quarta-feira (27), em Cuiabá no Centro de Eventos do Pantanal.

Hernandes Cruz