Início Comunicação Social Congresso de Educação em Campinápolis-MT

Congresso de Educação em Campinápolis-MT

113
0

 

 

Mais de 370 profissionais da educação participaram do 1º Congresso de Educação de Campinápolis (a 658 quilômetros a leste de Cuiabá)  Entre eles, professores de nove escolas indígenas estaduais da etnia xavante. Seis trabalhos científicos com temática indígena foram apresentados. O congresso, que aconteceu entre quinta-feira (02.05) e sábado (04.05), realizado pela Assessoria Pedagógica em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Campinápolis, Missão Salesiana e Grupo Apoio Mato Grosso.

Segundo a assessora pedagógica Míriam Lagares, esse é o primeiro congresso em que os indígenas participam. “É um grande desafio para todos, principalmente para os indígenas, pois eles sempre tiveram interesse em participar de eventos como esse, mas sempre faltava oportunidade”, frisa.

O padre Natale Vitali Forti, conselheiro regional da América Cone Sul da Congregação Salesiana, fez uma palestra com o tema: Educação e cultura: os desafios da formação humana nos dias atuais. Também o padre Gildásio Mendes dos Santos, presidente da Missão Salesiana de Mato Grosso, fez uma palestra com o tema: comunicação e ética a serviço da vida.

Outras duas palestras: “educação para os valores humanísticos à luz de Piaget e do sistema educativo Dom Bosco”,  foi feita pelo padre Wagner Galvão, enquanto que o especialista em educação, Lucas Ruriô, da etnia xavante falou sobre os princípios da educação escolar indígena. Lucas atua na reserva São Marcos no município de Barra do Garças.

A Assessoria Pedagógica de Campinápolis atende 10 escolas estaduais – sendo nove indígenas, todas da etnia xavante e 30 municipais. Além de Campinápolis, participaram educadores de uma escola municipal do Distrito de São José do Couto e do Assentamento Santa Célia.

(com informações SEDUC-MT)