Início Pastoral Juvenil Vocacional Comunidades Salesianas de Cuiabá fazem ‘Exercício da Boa Morte’ em Chapada dos...

Comunidades Salesianas de Cuiabá fazem ‘Exercício da Boa Morte’ em Chapada dos Guimarães (MT)

91
0

Na manhã desta quinta-feira (27), em que a Igreja celebra a memória de Santa Mônica, mãe de Santo Agostinho, os salesianos das presenças de Cuiabá – Colégio Santo Antônio e Colégio São Gonçalo – fizeram o ‘exercício mensal da Boa Morte’, na casa dos Sonhos, em Chapada dos Guimarães, a 70 Km da capital, Cuiabá.

A orientação espiritual foi feita pelo P. André Neuhauss, que falou sobre a importância da oração e sobre Dom Bosco como exemplo e ponto de partida para todas as atividades dos salesianos.

Segundo o P. Pietro Stella, no seu livro “Don Bosco nella storia della religiosità cattolica”, desde a primeira regulamentação das práticas de piedade, no Autógrafo Rua, de 1858, Dom Bosco prescreve o exercício mensal da boa morte. “O último dia de cada mês será dia de retiro espiritual; cada um fará o exercício da boa morte pondo em ordem suas coisas espirituais e temporais como se devesse abandonar o mundo e encaminhar-se para a eternidade”.  Para o padre Stella, o exercício da boa morte é uma florescência dos exercícios espirituais de S. Inácio.

Participou também do retiro, junto com os salesianos residentes em Cuiabá, o P. Wagner Luís Galvão, delegado da pastoral juvenil e vocacional da MSMT, que estava na capital de Mato Grosso, conversando e motivando os aspirantes da inspetoria, que atualmente residem no Colégio Salesiano Santo Antônio.