Início Instituição de Ensino Superior Comunidades Salesianas de Campo Grande celebram São João Bosco

Comunidades Salesianas de Campo Grande celebram São João Bosco

108
0
Foto: Giovani Neves

Um cortejo automotivo com cerca de 350 veículos partiu da paróquia São João Bosco, na Vila Célia, passou pelo Colégio Dom Bosco, no centro da cidade, e terminou com uma Celebração Eucarística na Universidade Católica Dom Bosco, neste domingo (16) em Campo Grande.

As três instituições envolvidas na cerimônia popular trazem no nome “Dom Bosco”, como sinal de homenagem e proteção do santo fundador da Congregação Salesiana. “São João Bosco é o santo que ensinou a santidade através da alegria. Por isso, não poderíamos deixar de fazer a festa para a celebração da vida deste santo que é nosso Pai e Mestre”, afirmou o P. Aldir Silva, pároco da Paróquia São João Bosco.

Em cada veículo presente no cortejo, havia 2 ou mais pessoas que, com grande devoção, se uniram na celebração de fé e alegria. Em comum, todos pediam a graça da intervenção divina para a proteção das pessoas contra a pandemia covid-19 e o fim da doença.

O formato do evento repete uma fórmula já utilizada pela Paróquia Universitária São João Bosco, da UCDB, em duas outras solenidades litúrgicas deste ano, a festa de Nossa Senhora Auxiliadora, no mês de maio e a de Corpus Christi, em junho. “Somos sempre desafiados a superar os obstáculos que surgem para manifestar nossa fé, amor a Deus e devoção a Nossa Senhora e Dom Bosco”, revelou o P. Idenilson Lemes, pároco da paróquia universitária São João Bosco, diante do sucesso dos dois eventos já realizados no campus da UCDB.

A celebração litúrgica deste domingo é a solenidade da Assunção de Nossa Senhora ao céu. Para o diretor do Colégio Salesiano Dom Bosco, P. Marcelo Fujimura, não há problema em lembrar de Dom Bosco em uma solenidade de Nossa Senhora, uma vez que o fundador dos Salesianos era de profunda e íntima devoção a Maria Santíssima. “Dom Bosco foi um dos maiores propagadores da devoção à Santa Mãe de Deus, com o título de Nossa Senhora Auxiliadora, que já se viu na história da Igreja. Dificilmente hoje se pode falar alguma coisa de Dom Bosco sem lembrar de Nossa Senhora. Por isso, celebrar Dom Bosco na festa de Nossa Senhora é uma dádiva de Deus, ponderou.

Mesmo tendo vivido no final do Século XIX, São João Bosco ainda hoje tem seus escritos históricos, ensinamentos pedagógicos e sua espiritualidade juvenil amplamente inseridos na sociedade através da obra salesiana. Para o Inspetor da MSMT, P. Ricardo Carlos, Dom Bosco era um homem à frente do seu tempo e conseguiu estabelecer seus ensinamentos de forma atemporal. “O acolhimento de Dom Bosco aos jovens, sobretudo aos mais pobres e abandonados, é um legado que ele deixou e se aplica com sucesso em qualquer época da história. É esse trabalho, baseado em Jesus Cristo, que nós hoje lembramos e celebramos”, lembrou o inspetor salesiano.

Apesar do grande número de pessoas participando da celebração, foi possível respeitar todos os procedimentos preventivos ao contágio do vírus da covid-19, estabelecidos pelos órgãos de saúde. A parte reservada do pátio de estacionamento da UCDB ficou lotada, e os veículos mantiveram o distanciamento exigido por segurança, os vidros permaneceram fechados e a equipe de apoio usou luvas e máscaras para os atendimentos. O mesmo aconteceu com os sacerdotes, ministros, acólitos e coroinhas. Para o reitor da UCDB, padre José Marinoni, a festa de São João Bosco é um momento importante para a instituição porque reforça o compromisso da entidade com a proposta sempre atual do grande educador. “Trazer o nome de Dom Bosco na instituição é uma responsabilidade muito grande para todos nós. Ao mesmo tempo, é uma honra ter este grande educador como referência ao nosso trabalho”, declarou.

Pelo calendário da Igreja, a festa de São João Bosco é no dia 31 de janeiro, data da sua morte. Na tradição cristã, a festa de um santo é celebrada no dia de sua “chegada ao céu”. No entanto, como o final do mês de janeiro, em todo o hemisfério sul, ainda é verão e tempo de recesso escolar, os salesianos encontraram no aniversário de nascimento do fundador, uma forma de celebrar Dom Bosco em meio às atividades regulares dos estudantes. Algo que nem as restrições impostas pela pandemia conseguiram atrapalhar neste ano.

Fotos: Giovani Neves