Você está em:    Home      Notícias      Dia a Dia Salesiano      Inspetor da MSMT participa da Comissão Pré CG28 em Roma

Inspetor da MSMT participa da Comissão Pré CG28 em Roma

11 de setembro de 2019

Padre Gildásio Mendes integra Comissão que já trabalha o tema do Capítulo Geral 28

(ANS – Roma)  Há pouco menos de um ano, no dia 3 de outubro passado, o Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, nomeava os membros da Comissão Pré-capitular sobre o tema do Capítulo Geral 28 (CG28). Entre os representantes da América Latina nessa Comissão está o inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, padre Gildásio Mendes dos Santos.  Na segunda-feira, 9 de setembro, faltando pouco mais de 150 dias do início do CG28 e após algumas semanas de preparo individual, os membros da Comissão iniciaram em Roma um encontro de duas semanas, para elaborar o “Instrumento de trabalho” do GC28.

“A tarefa da Comissão pré-capitular – esclarece o regulador da CG28, P. Stefano Vanoli – é estudar todos os Capítulos Inspetoriais e as contribuições pessoais feitas sobre o tema «Que salesianos para os jovens hoje?», levando também em conta o conteúdo da carta de convocação do Reitor-Mor sobre o CG28, a fim de elaborar uma síntese”. A síntese servirá como base para o trabalho do Capítulo.

Até sexta-feira, 20 de setembro, data prevista para o encerramento do encontro, os membros da Comissão, acompanhados pelo Regulador, estarão envolvidos no estudo dos três núcleos temáticos:

– prioridade da missão salesiana entre os jovens de hoje;

– perfil do salesiano para os jovens de hoje;

– com os leigos em missão e formação.

A Comissão divide–se em três grupos de trabalho, de acordo com a língua. O compromisso ao qual os membros da Comissão são chamados é muito importante: cada membro do Grupo precisa estudar cerca de 10 capítulos inspetoriais e redigir uma síntese pessoal. Posteriormente, cada grupo elaborará, a partir das avaliações pessoais, uma única relação, que será apresentada à Comissão.

No estudo de cada um dos três núcleos temáticos, cada grupo de trabalho utilizará o mesmo esquema tripartido da metodologia proposta nos Capítulos Inspetoriais:

Escuta – é a fase em que se pede se reconheça a situação, as expressões promissoras ou arriscadas em relação às prioridades da missão, as exigências da formação, o envolvimento dos leigos.

Interpretação – é o momento de ler a situação, partindo do que foi reconhecido na primeira fase, usando como chaves o Evangelho, a vida da Igreja, as Constituições, os sinais dos tempos.

Opções – é o momento de descobrir o que faz a Congregação avançar em direção a novas maneiras de viver a missão juvenil, de realizar o perfil do salesiano, de envolver os leigos. Para ser prático, este terceiro ponto prevê em detalhes: destacar uma ou duas opções por núcleo; indicar tarefas e compromissos específicos; indicar as condições para melhorar o perfil do salesiano para os jovens de hoje.

Com informações da ANS

Comments

comments

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS