Início Comunicação Social Começam os exercícios espirituais de inspetores e conselheiros do Cone Sul conduzidos...

Começam os exercícios espirituais de inspetores e conselheiros do Cone Sul conduzidos pelo Reitor mor

49
0

Em São Leopoldo, cidade do sul do Brasil, começaram os exercícios espirituais de inspetores e conselhos inspetoriais da Região América Cone Sul pregados pelo Reitor Mor, Pe. Ângel Fernandez Artime. O grupo reúne 82 salesianos das 11 inspetorias: Brasil (Manaus, Recife, Campo Grande, Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre), Uruguai, Paraguai, Chile e Argentina (Norte e Sul). O conselheiro regional, Pe. Gabriel Romero, está ausente, no momento, por ter testado positivo para a Covid.

Na Oração das Laudes deste primeiro dia, 14 de fevereiro, o Reitor Mor apresentou motivações para o retiro, entre elas “neste período convulsivo da história humana, estamos vivendo uma hora privilegiada do Espírito Santo”.

Antes da primeira conferência, dando as boas vindas ao pregador e aos padres inspetores e conselheiros, o inspetor anfitrião, Pe. Gilson Marcos (Inspetoria São Pio X, Porto Alegre), apresentou a grande casa de retiros que acolhe o grupo: o Centro de Espiritualidade Cristo Rei, da Companhia de Jesus, na cidade São Leopoldo, RS. Grande seminário jesuíta no passado, a casa guarda a memória de um homem de Deus, místico, professor de teologia, o servo de Deus Pe. Reus, cujo túmulo no Santuário do Sagrado Coração, nesta cidade, atrai romeiros e devotos de todo o estado.

A programação dos exercícios espirituais (14 a 18 de fevereiro) prevê 07 conferências do Reitor Mor que tocam o tema central “Identidade consagrada salesiana à luz do Capítulo Geral 28” e 04 encontros de diálogo do superior geral com a assembleia sobre temas de animação e governo na Congregação. A celebração eucarística diária e as horas litúrgicas de laudes e vésperas estruturam a intensa experiência de reflexão e oração propostas para estes dias.

A Inspetoria de Santo Afonso Maria de Ligório (BCG) é representada pelo Inspetor, P. Ricardo Carlos, o vigário inspetorial, P. Elias Roberto, e pelos conselheiros, P. Wagner Galvão, P. Paulo Fernando Vendrame, P. Hermenegildo Silva, P. Andelson de Oliveira, P. Ademir Lima e Ir. Altair Monteiro da Silva.

Por P. João Carlos Ribeiro, sdb