Início Comunicação Social Começam os Dias de Espiritualidade da Família Salesiana

Começam os Dias de Espiritualidade da Família Salesiana

23
0

“Somos 21 Grupos da Família Salesiana (FS) presentes nestes Dias de Espiritualidade da FS (DEFS), e estou muito feliz por isso. Gostaria de dizer-vos algo basilar: Família Salesiana, nascemos para ser testemunhas de Deus!” Foi com essas palavras que o P. Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor, convidou a viver a 35ª edição dos DEFS, em curso de 19 a 22 de janeiro, no “Salesianum” da Casa Geral dos Salesianos em Roma.

A Aula Magna está repleta de participantes: “Foram muitos neste ano os Membros da FS que se inscreveram para alimentar-se de Deus e fortalecer a própria identidade salesiana” – comentou o P. Joan Lluís Playá, responsável pela organização do evento.

O programa se iniciou com a apresentação dos 21 Grupos da FS presentes, sobretudo dos grupos nascidos na Europa.

Um dos principais documentos-temas foi apresentado pelo P. Juan José Bartolomé SDB o qual tratou de “A experiência de família de Jesus de Nazaré na tradição sinótica”. Destacamos: “Para salvar-nos, Deus quis assemelhar-se a nós e nascer numa família… Deus quis aprender a ser um de nós e crescer como todo ser humano numa família – berço da vida e do amor, lugar em que homem nasce e se desenvolve”.

O P. Eusebio Muñoz, Delegado do Reitor-Mor para a FS, agradeceu a todos, convidando-os a viver intensamente os DEFS e a tonificar a própria espiritualidade salesiana. “Este encontro vos permitirá fortalecer a experiência espiritual que vos trouxe a Roma e, ao tornardes aos vossos lugares de proveniência, estareis em condições de retransmitir esta linda experiência de fraternidade”.

Na boa-noite ao findar do primeiro dia, o P. Fernández Artime afirmou e disse com grande clareza: “Caríssima Família Salesiana, tampouco nascemos apenas para fazer obras de caridade. Nascemos, isto sim, para ser testemunhas de Deus: esta a nossa identidade fundamental. (….) Num mundo em que se tenta calar a Deus, temos, como FS, uma grande responsabilidade: a de testemunhar, com a nossa vida, o Deus Vivente!”.

Fonte: InfoANS