Início Comunicação Social Bicentenário

Bicentenário

38
0

Presidente da Missão Salesiana de Mato Grosso – Pe. Gildásio Mendes dos Santos – escreve à Família Salesiana, por ocasião do início do ano jubilar em comemoração aos Bicentenário de Dom Bosco:

 

Campo Grande, 15 de Agosto de 2014.

Estimados Irmãos Salesianos!
Estimados Irmãos e Irmãs da Família Salesiana!

Através desta carta, gostaria que chegassem a cada um de vocês minha saudação, minhas orações e meu abraço fraterno, neste momento que iniciamos a abertura do ano do bicentenário do nascimento do nosso pai Dom Bosco.

Somos filhos do grande Dom Bosco. Por isso, palpita profundamente em nossos corações a alegria de celebrarmos nosso pai, nosso mestre e amigo.

16 de Agosto é um dia especial para todos nós: Festa do nascimento do santo dos jovens. Recordamos, com profunda gratidão e grande alegria, aquele 16 agosto de 1815, oitava da festa da Assunção, quando nascia o segundo filho de Francisco Bosco e Margarida Occhiena: João Bosco. Com as palavras do apóstolo Paulo, podemos dizer uns aos outros e aos jovens: “Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos”. (Fl 4,4)

O melhor presente que podemos dar ao nosso pai Dom Bosco nesta abertura dos 200 anos do seu nascimento é o nosso amor. O amor que se expressa no nosso Sim a Deus, na fidelidade à nossa vocação salesiana, na nossa predileção pelos jovens, na nossa gratidão e reconhecimento para com os salesianos missionários, que vieram antes de nós na Inspetoria, e lançaram nestas terras, a fundação sólida do carisma de Dom Bosco. A ele o nosso presente do amor que se traduz, hoje, no nosso empenho apostólico, na nossa dedicação e empenho ao trabalho, na vivência da temperança e da alegria.

Como Família Salesiana na Igreja, celebramos o início do ano do bicentenário à luz do Cristo ressuscitado, Autor da Vida e da Alegria maior. O nosso olhar de fé para os 199 anos de nascimento de Dom Bosco traz-nos a renovada certeza de que Deus fez maravilhas na vida do pai dos jovens e continua abençoando copiosamente a nossa Congregação e toda a Família Salesiana.

Celebrar Dom Bosco é sempre celebrar o novo amor, a nova alegria, o novo vigor do carisma salesiano que Deus nos deu no santo dos jovens. Celebrar Dom Bosco é renovar nosso amor pelos jovens e entregar nossa vida para a felicidade deles aqui e na eternidade.

Nestes anos de preparação para o bicentenário, a Família Salesiana no Brasil e na nossa Inspetoria, tem realizado várias iniciativas a nível salesiano, eclesial e civil, para o conhecimento maior da história e da pedagogia de Dom Bosco, a originalidade da sua espiritualidade, sua força carismática, sua genialidade de fundador e educador.

Ao iniciarmos este ano jubilar, continuemos com ardor e alegria, a envolver cada vez mais os jovens e toda a Família Salesiana nas diversas iniciativas e atividades que nossa Inspetoria estará realizando para 2015.

Entreguemos à Nossa Senhora Auxiliadora nossa congregação, todos os nossos salesianos, membros da Família Salesiana, nossos queridos jovens, nossos colaboradores e nossas famílias. Que a confiança do Papa Francisco em Nossa Senhora Auxiliadora, expressa em suas palavras na audiência ao CG27, seja a de cada um de nós.

“Queridos irmãos, o bicentenário do nascimento de Dom Bosco já está às portas. Será um momento propício para repropor o carisma do vosso Fundador. Maria Auxiliadora jamais deixou faltar a sua ajuda na vida da Congregação, e certamente também não a fará faltar no futuro. A sua intercessão materna vos obtenha de Deus os frutos desejados e esperados. Abençoo-vos e rezo por vós e, por favor, rezai também por mim!”.

Meu afeto fraterno e minhas orações para cada um de vocês.

Em Dom Bosco,

Pe. Gildásio Mendes dos Santos
Inspetor