Início CG 28 Começa em Turim o Capítulo Geral 28

Começa em Turim o Capítulo Geral 28

52
0

A Eucaristia dominical celebrada às 18h30 (UTC+1) na Basílica de Maria Auxiliadora foi transmitida ao vivo pela internet e marcou o início dos trabalhos do Capítulo Geral. A cerimônia foi presidida pelo Reitor-mor, 10° sucessor de Dom Bosco, P. Ángel Fernandez Artime.

Na homilia, D. Artime deu as boas-vindas a todos os capitulares lembrando que o lugar onde estão é território sagrado para a família salesiana. Segue um trecho:

“Hoje, o Senhor nos chama e nos abençoa, a Auxiliadora nos acolhe na sua casa e Dom Bosco, sem dúvida, está feliz por ver a representação dos seus filhos, proveniente de todas as partes do mundo num novo Capítulo Geral, muito mais numeroso em relação ao primeiro que ele presidiu em Valsalice, com vinte e três capitulares.

Chegamos aqui, certamente, com muitas experiências e expectativas no coração. E viemos para ser, nas próximas sete semanas, mediação humana da ação do Espírito Santo. Se não fosse assim, não seria um Capítulo Geral da Sociedade de São Francisco de Sales. Seria simplesmente um congresso como muitos, como aqueles realizados todos os dias por milhares de instituições de todos os tipos.

A presença do Espírito fundamenta a nossa esperança de continuar a ser fiéis a Dom Bosco e à sua missão. Entre nós está presente ativamente o Espírito Santo, Aquele que suscitou e guiou Dom Bosco. A Sua presença permitirá que realizemos a nossa união com Dom Bosco e a nossa comunhão na “salesianidade”. Assim como ele conduziu o nosso Pai na realização da missão a que foi chamado na Igreja e no mundo do seu tempo, o Espírito acompanhará todos nós na resposta às exigências deste tempo. O Espírito Santo de Deus nos ajudará, com o Seu impulso e a nossa disponibilidade a nos deixarmos modelar por Ele, a «estar com Dom Bosco e com os tempos», como escreveu o Padre Albera. Ou melhor ainda, nos ajudará a ficar com Bosco hoje, para sermos os salesianos dos quais hoje precisam os jovens, as famílias, a sociedade.”

Os representantes da MSMT no CG28 são o P. Ricardo Carlos, inspetor, e o P. Ademir Lima de Oliveira, delegado. O P. Gildásio Mendes, último inspetor também participa pela Inspetoria de São João Bosco (Belo Horizonte), como novo inspetor.

Os trabalhos do CG28 podem ser acompanhados diretamente pelos canais oficiais da Congregação. No sítio Web de ANS www.infoans.org se poderá encontrar uma crônica diária das atividades do CG28 como também entrevistas a alguns participantes do Capítulo e informação detalhada sobre temas específicos da Assembleia.

Na página da Congregação www.sdb.org serão encontrados documentos e relatórios oficiais, como também as fotografias do CG28. Nas redes sociais de ANS serão compartilhados materiais em áudio, mensagens curtas e entrevistas.

Facebook: https://www.facebook.com/agenziaans ,

Twitter: https://twitter.com/infoANS_ES ,

Instagram: https://www.instagram.com/agenziainfosalesiana/

Flickr: https://www.flickr.com/photos/130162259@N04/