Início Comunicação Social Começa amanhã o Ano da Vida Consagrada

Começa amanhã o Ano da Vida Consagrada

40
0

O Ano da Vida Consagrada começará neste sábado, 29 de novembro, às vesperas do I Domingo de Advento e do Início do novo Ano Litúrgico B, para encerrar-se no dia 2 de fevereiro de 2016, por ocasião do Dia Mundial da Vida Consagrada: “São homens e mulheres que podem despertar o mundo” – dissera o Papa Francisco acerca dos Consagrados, no dia 29 de novembro de 2013, quando, em colóquio com os Superiores Gerais dos Institutos masculinos, proclamara a celebração deste ano especial.

O Ano da Vida Consagrada – que também faz a memória do 50° Aniversário da Constituição Dogmática ‘Lumen gentium’ e do Decreto ‘Perféctae caritátis’ – tem para a Congregação Salesiana também um valor agregado, enquanto em grande parte coincide com o do Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco.

A Abertura deste ano terá início com a grande Vigília de Oração, na Basílica Papal de Santa Maria Maior, amanhã, sábado, 29 de novembro (19h, horário italiano) e se completará com a Concelebração Eucarística de domingo, 30 (10h) na Basílica Papal de São Pedro.

Um feitio intensamente mariano caracteriza os dois momentos de oração. À Mãe de Deus, modelo e patrona de toda a vida consagrada, se confia a VC nas suas diferentes formas (Institutos religiosos, Institutos Seculares, ‘Ordo Virginum’, Sociedades de Vida Apostólica, novos Institutos…) porque “em Maria está toda a Igreja que caminha unida: – na caridade dos que se dedicam aos mais frágeis; – na esperança de quem sabe que será acompanhado em seu cminhar; – e na Fé de quem tem um dom especial que partilhar. Em Maria cada um de nós, impelido pelo sopro do Espírito, vive a sua própria vocação de caminhar!” (CIVCSVA, Alegrai-vos, 13).

As duas celebrações serão no coração de Roma, em comunhão com todas as dioceses do mundo, nas quais acontecem encontros de oração, para impetrar a graça do Espírito Santo que vivifica e renova a Igreja.