Início Comunicação Social Colégio São Gonçalo realiza primeiro acampamento para alunos do Ensino Médio

Colégio São Gonçalo realiza primeiro acampamento para alunos do Ensino Médio

64
0

O formato de acampamento segue a característica dos encontros juvenis realizados por paróquias de todo o Brasil. No Colégio Salesiano São Gonçalo foi a primeira experiência realizada com os alunos do Ensino Médio e a intenção é de repeti-la anualmente. O encontro aconteceu na ‘Casa do Sonho’, casa de retiros que fica no município de Chapada dos Guimarães, entre os dias 16 e 18 de julho.

De acordo com o Coordenador de Pastoral do colégio, P. Wilson Pereira, o tema do acampamento foi “Não temas! O Leão já venceu”, tirado do Livro do Apocalipse (5,5). “Foi um acampamento nos moldes de desafios a serem vivenciados e vinculados com muitas experiências do dia-a-dia, cada desafio estava acompanhado de uma reflexão e partilha após a vivencia dos mesmos. O período noturno ficou reservado para os momentos devocionais a Nossa Senhora com o santo terço, para a Santa Missa e a orientação espiritual para quem precisou. Foram dias de reflexão, amadurecimento, conquistas e novas descobertas, inclusive da experiência de ter que cozinhar o próprio jantar em meio ao mato onde estavam acampados. Acima de tudo, foram dias de muitas bênçãos de Deus e renovação, afirmou o sacerdote.

Participaram do acampamento 55 alunos dos primeiros e segundos anos do Ensino Médio, divididos em grupos, além de uma equipe de 22 capitães, composta por alunos, ex-alunos e educadores. O aluno Túlio Ricardo, do 2° ano B, revelou que o acampamento foi uma experiência muito diferente de tudo o que já havia feito. “Eu puder aprender diversas coisas, dentre elas, o trabalho em equipe. Também tive a oportunidade de conhecer novas pessoas. Vou levar desse acampamento a importância de saber trabalhar em grupo, e também a importância do resultado de diversos desafios que enfrentamos diariamente”, declarou o jovem estudante.

O objetivo do acampamento foi proporcionar uma experiência transformadora na vida dos jovens, fortalecendo vínculos de amizade, compromisso e fé. Para a aluna Danyela, do 1° ano B, o acampamento foi uma experiência inesquecível. “Eu me senti viva depois de algum tempo, principalmente por causa da pandemia e o caos que o mundo se encontra. Neste contexto, sentir o calor humano e a presença de Deus foi algo extremamente significativo. Passamos por sufocos e desafios que me deixaram como lição para o mundo real. Em 1 ano e meio que estudo no CSSG, estive apenas por 3 semanas nas aulas no modo presencial, então não tinha tanta proximidade com as pessoas, mas aceitei o desafio porque sabia que me arrependeria se perdesse essa oportunidade. E tinha razão, fiz novos laços de amizades fora da minha zona de conforto. O trabalho de buscar lenha, manter a fogueira acessa, andar quilômetros ao dia, aguentar o frio e me manter acordada, foi difícil, mas muito bom e de um jeito único. Toda aquela energia das pessoas e da Casa do Sonho me deixou com o coração quentinho. E agora que estou em casa de volta à minha realidade, sinto uma saudade genuína e de um tipo que nunca senti antes. Senti realmente que fiquei mais próxima da minha espiritualidade e religiosidade como nunca antes havia sentido, então me sinto feliz, e será pra sempre uma lembrança feliz na minha memória. E espero que tenhamos mais oportunidades como essa, pois aproveitarei ao máximo, mais ainda, finalizou a jovem.