Início Colégio Salesiano São Gonçalo

Colégio Salesiano São Gonçalo

DSC_1021_72px

Localização:

Av. Dom Bosco, 605 – Centro |
CEP: 78015-360 – CUIABÁ – MT

Contato:

Fone: (65) 3616-8100
Fax: (65) 3616-8102

Site:

www.cssg.g12.br

 

 

 


História

A história de um dos mais importantes e tradicionais colégios de Cuiabá começou a ser traçada a partir de uma carta enviada pelo então arcebispo de Cuiabá Dom Carlos Luiz d’Amour ao padre Dom Bosco (fundador da Congregação Salesiana), na Itália. Na carta, Dom Carlos pedia o envio de padres salesianos para a abertura de um colégio que assumisse a educação da juventude mato-grossense.

Com essa missão, chegaram em 1894 os primeiros salesianos, que se instalaram nas dependências da Igreja São Gonçalo, no Porto, onde já em setembro do mesmo ano, começou a ser oferecido o regular do ensino primário.

O número de alunos começou a crescer e, para atender a demanda, uma chácara, localizada na Prainha, foi adquirida. Começaram-se, então, as primeiras oficinas de serralheria, carpintaria e sapataria. Na época, com o nome de “Liceu de Artes e Ofícios São Gonçalo”, o colégio se tornou um ponto de referência para os jovens de todo o Estado, especialmente para os mais carentes.

Referência que o São Gonçalo mantém até hoje. Do internato e das escolas profissionais, o São Gonçalo passou a ofertar os Ensinos Infantil, Fundamental e o Médio. Hoje, já com o atual denominação Colégio Salesiano São Gonçalo, a qualidade do ensino e a preocupação na formação ética, moral e social de seus alunos continua sendo o diferencial.

Da semente lançada pelos salesianos de Dom Bosco, em 1894, o CSG ainda mantém a proposta voltada para o respeito, justiça, social, espírito crítico e cristão. Além de investir na qualidade de ensino e na qualificação dos professores, o CSG também tem investido na infra-estrutura como a construção do Ginásio Poliesportivo para cerca de 3.500 espectadores, informatização da Biblioteca Dom Aquino, laboratórios de informática, química, física e biologia, entre outros. Também preocupado com as questões sociais, mantém projetos como informática para comunidades carentes e bolsas de estudo.

Fonte: Diário de Cuiabá.