Você está em:    Home      Notícias      Colégio Salesiano São Gonçalo é o segundo colégio de Mato Grosso com o melhor resultado no Enem

Colégio Salesiano São Gonçalo é o segundo colégio de Mato Grosso com o melhor resultado no Enem

13 de janeiro de 2015
Published in Notícias

Com os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013, o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira divulgou o ranking das escolas que obtiveram maios nota nos exames. Em Mato Grosso, o Colégio Salesiano São Gonçalo ficou em segundo lugar na classificação, com média de 716, 25 pontos nas provas objetivas.

Nº de alunos

ESCOLA

MUN

MEDIA
OBJETIVAS

1

272

COLEGIO MAXI

CUIABA

Privada

720,25

2

297

COLEGIO SALESIANO SAO GONCALO

CUIABA

Privada

716,25

3

210

CENTRO EDUC ALBERT EINSTEIN COLEGIO MASTER

CUIABA

Privada

695,25

Um novo ranking proposto pelo INEP

Uma das maiores críticas de educadores e especialistas quanto aos rankings do Enem por Escola sempre foi a de que não era justo comparar colégios em que há um grande número de estudantes concluintes com aqueles que têm poucos formandos no 3º ano do ensino médio. Um desses críticos é o atual presidente do Inep, Chico Soares, que providenciou a divulgação das médias das notas dos 30 melhores alunos de cada unidade escolar, dado inédito desde o início do novo Enem, em 2009 e que procura corrigir essa distorção. “Isso viabiliza uma comparação mais equilibrada entre escolas de diferentes tamanhos”, esclarece Soares.

A comparação do tamanho das escolas é importante. O tamanho típico de uma turma é de 30 alunos. Uma escola grande, se você a olha por uma das turmas pode ser excelente. Isso é importante, porque não sugere que aquela escola que é pequena e fez uma seleção grande de alunos é a boa escola. Comparar uma escola de 40 alunos com uma de 400 não é adequado. Não é legal uma escola ir selecionando seus estudantes para ficar só com 40 no 3º ano do ensino médio – explica Soares.

Presidente da Associação Brasileira de Avaliação (Abave), Ruben Klein considera válida a comparação entre os 30 melhores alunos de cada escola.

– Todas as comparações são difíceis, mas o critério é válido. Uma coisa que faltava na divulgação é o tamanho da escola e o número de alunos que fizeram o Enem. Há colégios que têm unidades pequenas para serem preparadas com uma atenção especial e ensino diferenciado para fazerem propaganda.

Com esse novo critério, o Colégio Salesiano São Gonçalo e alcança o 2º lugar geral do Estado, com uma diferença de apenas 4 pontos com o primeiro colocado na média geral das provas objetivas e uma alternância no 1º lugar das áreas do conhecimento conforme ilustra o quadro a seguir:

ESCOLAS

LINGUAGENS

C. HUMANAS

MATEMÁTICA

C. DA NATUREZA

REDAÇÃO

COL. SAL. SÃO GONÇALO

1º LUGAR

(663 PONTOS)

1º LUGAR

(733 PONTOS)

2º LUGAR

(785 PONTOS)

2º LUGAR

(684 PONTOS)

2º LUGAR

(916 PONTOS)

COL. MAXI

2º LUGAR

(662 PONTOS)

2º LUGAR

(724 PONTOS)

1º LUGAR

(802 PONTOS)

1º LUGAR

(693 PONTOS)

3º LUGAR

(914 PONTOS)

 

Por: Colégio Salesiano São Gonçalo

 

Comments

comments

Departamento de Comunicação e Marketing da Missão Salesiana de Mato Grosso.
www.misssaosalesiana.org.br

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS