Início Comunicação Social Colégio Salesiano Dom Bosco: há 90 anos formando gerações

Colégio Salesiano Dom Bosco: há 90 anos formando gerações

144
0

(ANS – Campo Grande) – O Colégio Salesiano Dom Bosco completa seus 90 anos consolidando-se, como vislumbrava o padroeiro que dá nome à instituição, qual “casa que acolhe, paróquia que evangeliza, escola que encaminha para a vida, pátio para encontrar-se como amigos e viver com alegria”.

Em 2020, o Colégio Salesiano Dom Bosco de Campo Grande, MS, comemora 90 anos de criação. Celebrar este aniversário em tempos de pandemia é uma oportunidade para a escola refazer suas práticas e propor novos rumos, já que estar à frente de seu tempo é algo comum em sua história, caracterizada pela ação educativa de centenas de salesianos educadores que fizeram com que o sonho de Dom Bosco se tornasse realidade em terras tão distantes.

Um pouco de muita história

Fundado em 1930, o ‘Salesiano Dom Bosco’ tem contribuído a construir a história de Campo Grande e do Mato Grosso do Sul. Logo nas primeiras décadas, consolidou-se como polo educacional de referência, sendo o berço de importantes obras salesianas, como o Museu das Culturas Dom Bosco, na década de 1950, e a Faculdade Dom Aquino de Filosofia, Ciências e Letras em 1962, transformada em UCDB – Universidade Católica Dom Bosco, em 1993.

A expansão do Colégio continuou na década de 1980, destacando-se a construção do complexo esportivo Dom Bosco em 1983: ampliado em 1991, tornou-se o maior centro poliesportivo educacional do Estado.

Seguindo o espírito do Santo dos Jovens, os salesianos que estiveram e estão à frente da escola consolidaram-na como “casa que acolhe, paróquia que evangeliza, escola que encaminha para a vida, pátio para se encontrar como amigos e viver com alegria”.

Casa que acolhe e pátio que favorece a convivência

O projeto arquitetônico aprimorado desde a década de 1930 é composto de ambientes amplos que favorecem o encontro e as atividades da escola. A Capela ocupa a parte central do pátio, sendo frequentada diariamente por alunos, colaboradores e visitantes. A quadra coberta e as demais quadras do pátio interno são um convite à recreação e a atividades lúdicas. As atividades esportivas e culturais, tão caras para Dom Bosco, são cultivadas em todos os níveis de ensino.

“Nunca fui tão bem acolhida num ambiente de trabalho como nesta casa salesiana. Percebe-se que os alunos também são acolhidos de maneira muito especial, portanto o ensino-aprendizagem e a relação professor/aluno são bem diferentes das demais escolas. Um educador salesiano, além de transmitir conhecimentos às crianças e aos jovens, está sempre presente no cotidiano deles de forma significativa, ensinando-lhes valores essenciais à vida”, afirma Mônica Figueiredo F. Brites, professora de Língua Portuguesa, há 25 anos no colégio.

Esse clima acolhedor é percebido também pelos alunos, como relata Milena Pereira Gonçalves, estudante da 3ª série do Ensino Médio: “Eu vim de uma realidade completamente diferente, de uma escola pequena; e quando decidi estudar no Colégio Dom Bosco imaginei que não me adaptaria. Felizmente, foi o contrário. A escola oferece muitas oportunidades de estudo, palestras e ambientes compartilhados, algo que não fazia parte do meu dia a dia; e fez com que eu me encantasse”.

Escola que encaminha para a vida

“O diferencial de uma escola salesiana está na maneira como tudo é realizado: através de muita alegria, amor, carinho e diálogo. Outro diferencial é a Pedagogia Salesiana, conhecida como Sistema Preventivo, composto por três pilares essenciais: amor (“amorevollezza”), razão e religião. Como educadora, vejo esse Sistema Preventivo muito presente em nosso relacionamento com os jovens atualmente. Através dessa prática pedagógica, garantimos-lhes uma educação integral e, segundo a grande meta de Dom Bosco, formamos ‘bons cristãos e honestos cidadãos’”, completa a professora Mônica Brites.

O Colégio Dom Bosco é reconhecido por diferenciais desde a Educação Infantil, trabalhando com crianças a partir de 1 ano e 4 meses. As estruturas são totalmente adaptadas à faixa etária e o material Girolhar da Edebê abre múltiplas possibilidades para o trabalho pedagógico com os pequenos.

No Fundamental, o ensino bilíngue, implantado em 2019 em parceria com a International School, possibilita o efetivo aprendizado da Língua Inglesa e a ampliação dos horizontes dos alunos. A jornada educativa também é marcada pelo acesso às novas tecnologias, com a Robótica Educacional, que não só facilita a compreensão de conteúdos, como desenvolve habilidades essenciais para o futuro dos alunos.

No Ensino Médio e Cursinho Pré-Vestibular, as atividades pedagógicas acontecem em período integral, com aulas interativas e laboratórios preparados para complementar o processo de ensino-aprendizagem. O Colégio possui uma estrutura sólida de preparação para as olimpíadas do conhecimento, programas de avaliação seriada das universidades, Enem e Vestibulares, além de parcerias com a UCDB, com destaque para o projeto de Iniciação Científica Júnior, que viabiliza a inserção real no mundo da pesquisa para alunos do 9º ano Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

Diariamente, a Pastoral envolve os alunos em acolhidas, celebrações e encontros para os vários níveis de ensino (Sementinha, Crescer e Crer, Vinde e Vede, e Jornadas, entre outros). Está sempre presente nos grandes eventos da escola, promovendo festivais, manhãs e tardes de formação, e palestras educativas. A Pastoral contribui decisivamente para a formação integral e a transmissão de valores, que concretizam e sublimam os pilares fundamentais do Sistema Preventivo Salesiano.

Lúdio da Silva