Início Vídeos Colégio Salesiano Dom Bosco de Três Lagoas inaugura novo bloco e amplia...

Colégio Salesiano Dom Bosco de Três Lagoas inaugura novo bloco e amplia vagas

221
0

Uma Noite de segunda feira com muita alegria, festa e bênçãos. Com a presença do Bispo de Três Lagoas, Dom Luiz Knupp, do presidente da MSMT, P. Gildásio Mendes e de diretores de outras escolas salesianas da Inspetoria de Mato Grosso, como o CSDB de Campo Grande, P. Marcelo Fujimura e do Reitor do UniSalesiano de Araçatuba, P. Luigi Favero, o Colégio Salesiano Dom Bosco de Três Lagoas inaugurou na noite desta segunda-feira (25) as novas instalações da escola. O bloco novo deverá abrigar a Educação Infantil no térreo e os Ensinos Fundamental e Médio, no primeiro andar.

De acordo com o diretor Pedagógico e Administrativo da escola, Me. Rafael Caldato Stivanelli, as novas instalações vêm reforçar a proposta pedagógica do Colégio. “Devemos buscar também a iniciação científica dos jovens. E assim também traçamos dentro do nosso projeto pedagógico, a construção de um projeto de vida pessoal aos nossos alunos. Hoje, os jovens encontram-se muito vazios de si, e nós no colégio queremos resgatar esse valor de identificá-los como pessoa integral nos planos físico, intelectual e espiritual”, afirmou o salesiano.

A estrutura física do colégio é antiga, e faz parte da história do município de Três Lagoas. No local já funcionou um internato de meninos, administrado pelos salesianos, depois passou a ser uma escola estadual, chamada “Bom Jesus da Lapa”, retornou à iniciativa privada e, desde 2008, voltou a ser administrada pelos salesianos. Para a coordenadora pedagógica geral da escola, Paula Salmi Chagas Castro, o novo bloco vem inaugurar uma nova estrutura de ensino na instituição. “Todo o primeiro piso (térreo) foi planejado para abrigar a Educação Infantil e o segundo (1° andar) vai receber do 7° ano do Fundamental ao Ensino Médio. Mas o nosso diferencial é a acolhida e a aplicação do Sistema Preventivo de Dom Bosco”, destaca.

O entusiasmo de professores e corpo técnico da escola com as novas instalações se justifica. O presidente da Missão Salesiana de Mato Grosso, P. Gildásio Mendes dos Santos, destaca que a congregação está disposta a investir forte na educação e na juventude treslagoense. “A inauguração de hoje é uma mensagem forte para a sociedade de Três Lagoas de que nós queremos estar aqui, que nós acreditamos na cidade e que no futuro nós vamos trabalhar para fortalecer uma escola que realmente seja modelo para toda esta região” afirmou.

A festa foi rica em apresentações dos alunos de quase todas as séries da escola. Eles se revezaram no palco montado para a solenidade demonstrando que arte, música, cultura e fé são valores importantes dentro de uma escola salesiana. É o que destaca a contadora Leni Maria da Silva Borges, que tem a filha Bianca, de 10 anos estudando no Colégio Dom Bosco desde os 2 anos de idade. “Eu estudei aqui quando era Bom Jesus da Lapa e tinham as freiras que davam aula, aprendi minha religião aqui e queria que a minha filha tivesse o mesmo tipo de ensino que eu tive, numa escola católica. Com o Salesiano Dom Bosco, eu me senti segura”, revela.

Para o P. Sílvio Roberto da Silva, vice-diretor da presença salesiana em Três Lagoas, a escola salesiana proporciona a pais e alunos uma experiência em que todos se sentem bem, acolhidos na própria casa. “Dom Bosco pensou em um tripé para a sua proposta educativa: a razão, a religião e a amorevolezza. E no mundo tecnológico, os salesianos devem estar na vanguarda da educação. Então, nós temos também este diferencial, desde pequeno, o jovem já aprende a lidar com o mundo tecnológico para o serviço e bem-estar de todos”, enfatiza o salesiano.

 

Euclides Fernandes

Jornalista – MSMT