Início Comunicação Social Colégio Salesiano de Araçatuba reúne professores em Formação Pedagógica para início das...

Colégio Salesiano de Araçatuba reúne professores em Formação Pedagógica para início das aulas

48
0

Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna” incluiu ações pastorais em sua Formação Pedagógica para o início do ano letivo de 2023, como a feitura de pães pelos professores em alusão ao tema da Estreia deste ano – “Como Fermento na Família Humana Hoje. A dimensão laical da Família Dom Bosco”.

As atividades da formação ocorreram entre os dias 18 e 20 de janeiro, na semana que antecede o início das aulas: dia 23 de janeiro (segunda-feira).

De acordo com o Coordenador Pedagógico do Colégio, Franco Garcia, os professores participaram de palestras com temas atuais sobre a educação; atuaram com foco na organização de planejamentos, novos projetos, fortalecimento de parcerias e conhecimento dos novos materiais pedagógicos, como o Sistema PH para o Ensino Médio.

Em relação à feitura dos pães, os professores colocaram, literalmente, a mão na massa. “A intenção foi criar neles a percepção da ação efetiva do fermento e como a gente pode assemelhar a ele o crescimento positivo das nossas comunidades. E nossos professores fizeram pães maravilhosos”, explicou Franco, ao lembrar que o tema da Estreia (Carta de Navegação Institucional – 2023) foi anunciado, recentemente, pelo Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Ángel Fernández Artime, SDB.

Ainda segundo Franco, o Colégio está cheio de novidades e disposto a fazer um 2023 mais feliz, mais colaborativo. “Que todos possam perceber a qualidade, a segurança e a integração dos nossos ambientes”, ressaltou.

MEMÓRIAS

professora de Literatura do Colégio, Helen Bernardes, ficou surpresa com a proposta da confecção de pães durante a Formação – momento que, segundo ela, há muito expectativa e esperança entre todos os envolvidos.

“A atividade da feitura de pães fez emergir boas memórias familiares, onde as mulheres mais importantes da minha vida se reuniam para, através do alimento, agregar, rir e dividir a vida. O processo, inclusive, foi meu mestre na arte de esperar”, comentou.

Atividade como essa, segundo Helen, fortalece a confiança no trabalho de todos e o empenho individual. “Atitudes preciosas para conquistarmos um processo de aprendizagem significativo e mais humano”, disse.

Por sua vez, o Diretor-Geral do Colégio Salesiano, Pe. Erondi Tamandaré, SDB, ressaltou que a educação é um ato contínuo e desconexo da realidade. “Leva em consideração a pluralidade social, sintetizando valores e processos que desencadeiam no protagonismo dos seus”, concluiu.

Monique Bueno
Analista de Comunicação