Início Comunicação Social Cine Xavante aborda a questão indígena

Cine Xavante aborda a questão indígena

27
0

Exibição de filmes que levam ao público um pouco da cultura indígena Xavante abre a programação cultural de agosto, organizada pela Secretaria Municipal da Cultura de Rio Claro. Cine Xavante será realizado na quinta-feira (2) a partir das 8h30 no teatro do Centro Cultural “Roberto Palmari”. A entrada é gratuita.

Os dois filmes que serão exibidos têm como objetivo apresentar ao público a cultura Xavante e abordar a questão indígena no país. Segundo dados do IBGE de 2010, no Brasil há 304 etnias indígenas falando 274 línguas diferentes. “É importante que levemos ao público mais conhecimento sobre o tema”, observa Daniela Ferraz, secretária da Cultura.

O público irá acompanhar a exibição de “Tsõ’rehipãri – Sangradouro” e de “Uma casa uma vida”, cada um com pouco menos de 30 minutos de duração. Após o filme o público participará de debate sobre os assuntos tratados.

“Tsõ’rehipãri – Sangradouro” conta que depois de séculos de resistência e fuga, um grupo Xavante se refugiou na missão Salesiana de Sangradouro, Mato Grosso. Hoje rodeados de soja, com a terra e os recursos depauperados, eles mostram neste filme suas preocupações atuais em meio a todas as mudanças que vêm vivenciando.

“Uma Casa Uma Vida” mostra a importância da casa tradicional para a preservação da cultura indígena. O filme retrata a problemática e alerta sobre os riscos da intervenção de um programa de moradia nas aldeias, a partir de um projeto sem a participação da comunidade. A contrapartida é a proposta de uma alternativa sustentável que respeita a cultura e integra as necessidades atuais com o resgate da tradição. O filme foi produzido pelos jovens Xavante em parceria com o coletivo Raiz das Imagens a partir das oficinas realizadas nas aldeias Santa Cruz e Belém da TI Pimentel Barbosa, durante o projeto Tiba’uwe nos meses de agosto e setembro de 2013.

Fonte: Grupo Rio Claro SP