Você está em:    Home      Notícias      Dia a Dia Salesiano      Cientista da UCDB participa de pesquisa para criação de fármaco para combater a Covid-19

Cientista da UCDB participa de pesquisa para criação de fármaco para combater a Covid-19

6 de abril de 2020

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), por meio da equipe do laboratório de Biotecnologia (Sinova Biotec), participa de pesquisa que testa diversas proteínas bioinspiradas criadas utilizando algoritmos na Universidade da Pensilvânia (Estados Unidos) para descobrir um fármaco capaz de combater o novo coronavírus, que já matou mais de 35 mil pessoas no mundo.

De acordo com o professor Dr. Octávio Luiz Franco, que está a frente do projeto em Campo Grande, o trabalho provém de compostos bioinspirados, inicialmente de fontes naturais (vespa, veneno de serpente, entre outras), que são redesenhadas com o uso de algoritmos. “Depois de sintetizadas, vamos iniciar testes para tentar combater o novo coronavírus”, explica.

Além do pesquisador da Católica e Estados Unidos, integram a pesquisa da Universidade da Pensilvânia (Estados Unidos), cientistas de Brasília (DF), da Índia e de Portugal, que ficará responsável por fazer as análises de microscopia eletrônica. “Temos consciência de que não vamos encontrar a curar agora, mas já estamos pensando que outras pandemias dessas podem vir e assim estaremos ajudando a proteger a população. Parte desses compostos funcionam como antiviral para a herpes, pois a gente já testou”, finaliza.

Comments

comments

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS