Início Comunicação Social Cidade Dom Bosco recebe Projeto “¡Viva Bolívia!”

Cidade Dom Bosco recebe Projeto “¡Viva Bolívia!”

43
0

Na última sexta-feira, dia 04 de outubro, aconteceu a culminância do projeto “¡Viva Bolívia!”. A ação foi promovida por alunos do 6º semestre de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, que realizaram estágio na Cidade Dom Bosco durante o mês de setembro.

Com o apoio da Oficina de Espanhol, do Programa Crianças e Adolescentes Felizes, os alunos da UFMS trabalharam aspectos da cultura boliviana com os adolescentes do programa. Durante todo o mês, os educandos tiveram contato com a culinária, danças e músicas típicas e as principais características do nosso país vizinho, expressadas por meio de desenhos, recitações de poesias e textos que exprimem os costumes e os valores daquele povo.

Para Vanessa Ayala, acadêmica da UFMS, o principal objetivo do projeto foi alcançado, indo além do envolvimento dos educandos nas oficinas, mas também destacando que sentimentos de valorização e respeito foram elevados.

“Os alunos, a cada aula, foram se conscientizando do quão valiosa é a cultura do país vizinho, da importância de aprendermos a respeitar os nossos irmãos bolivianos e aproveitar o privilégio que temos, por estarmos numa região de fronteira, para aprender não só uma segunda língua, mas também sobre as riquezas que o país vizinho tem a nos oferecer”, disse Vanessa.

O projeto “¡Viva Bolívia!” teve ainda uma maior relevância por conta da grande quantidade de alunos da Cidade Dom Bosco que são bolivianos ou possuem sua descendência que, a partir dessa iniciativa, apresentaram a raiz de sua cultura e promoveram o respeito e a admiração pela mesma.

A iniciativa foi desenvolvida pelos acadêmicos estagiários do curso de Letras/Espanhol da UFMS: Andressa Carolina, Daniel Robin, Laura Evangelista, Thainá Taques e Vanessa Ayala. Sob a orientação da Profª Dra. Rosângela Villa.

 

Texto e Fotografia:

Bruno Victor de Arruda Pinheiro

Comunicação da Cidade Dom Bosco