Início Ação Social Cidade Dom Bosco inicia atividades do PCAF de 2023

Cidade Dom Bosco inicia atividades do PCAF de 2023

84
0

O Programa Criança e Adolescente Feliz (PCAF) 2023 começou as atividades 2023 nesta semana. São mais de 300 crianças e adolescentes atendidos no período matutino e vespertino. À tarde as atividades são apenas para adolescentes de 12 a 18 anos. “Nos três primeiros dias, foram preparadas diversas atividades de acordo com a faixa etária dos inscritos. Na segunda semana, os inscritos puderam conhecer as oficinas ofertadas e escolher qual desejavam participar”, explica a educadora Karen Simões.

O PCAD envolve atividades de acolhida, momentos de interação, jogos, brincadeiras, reflexões e partilhas. Para este ano, a meta, segundo a educadora, é “trabalhar os direitos das crianças e dos adolescentes em uma perspectiva salesiana, tomando como base os ensinamentos de Dom Bosco, a Campanha da Fraternidade e o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)”.

Rael Gomes Guimarães tem 16 anos diz que, nas duas primeiras semanas, já aprendeu muito no PCAF. “Além de me mostrar visões diferentes de outras pessoas, é divertido conviver com pessoas novas e me faz esquecer de responsabilidades externas por um instante. O PCAF é uma responsabilidade completamente diferente da escola. O ambiente, as pessoas, a forma de trabalhar, tudo é completamente diferente”, garante.

O Programa Criança e Adolescente Feliz (PCAF), funciona desde 1972, implantado pelo padre Ernesto Sassida, fundador da Cidade Dom Bosco (falecido em 2013) com o apoio de colaboradores e tem o objetivo de promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O programa oferece atividades e serviços nas áreas de educação, cultura, esporte, saúde, assistência social e meio ambiente, visando à formação de valores e ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

Entre as atividades desenvolvidas pelo programa estão: oficinas de música, dança, teatro e artesanato; atividades esportivas como futebol, vôlei, basquete e judô; acompanhamento médico e odontológico; e atividades de reforço escolar. Além disso, o programa conta com equipes multidisciplinares compostas por assistentes sociais, psicólogos e educadores, que trabalham de forma integrada para promover o desenvolvimento pleno e saudável das crianças e adolescentes atendidos.

Com informações: Assessoria, Corumbá Online e Diário Corumbaense