Início Comunicação Social Chanceler da UCDB abre pós-graduação em Pedagogia Salesiana na Educação Superior

Chanceler da UCDB abre pós-graduação em Pedagogia Salesiana na Educação Superior

59
0
Palestra ministrada pelo Chanceler da UCDB e inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, Pe. Dr. Gildásio Mendes dos Santos, marcou a aula inaugural da pós-graduação em Pedagogia Salesiana na Educação Superior, oferecida pela UCDB Virtual, na manhã de hoje (17), no auditório do bloco M.
A abertura contou com a presença do Reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos e dos Pró-Reitores de Pastoral e Assuntos Comunitários, Pe. João Marcos de Araújo Ramos, de Graduação e Extensão, Rubia Renata Marques, de Pesquisa e Pós-graduação, Cristiano Marcelo Espinola Carvalho, e de Desenvolvimento Institucional, Ir. Gillianno Mazzetto.
São cerca de 45 docentes da UCDB inscritos na especialização, que abordará aspectos dos ensinamentos de São João Bosco na educação de crianças e jovens, uma das marcas da congregação fundada pelo santo católico. “A iniciativa faz parte de um dos projetos da Carta de Navegação, que é o nosso planejamento estratégico elaborado a cada cinco anos e foi implantada pensando na formação continuada dos professores, dessa vez, com ênfase na característica carismática da UCDB. Os valores de Dom Bosco são sempre atuais e enriquecem demais o ensino em nossa Universidade. Os jovens mudaram, mas os valores são perenes e o sistema preventivo é atualíssimo. Que vocês se questionem: como posso traduzir esses ensinamentos na minha aula?”, afirmou Pe. Ricardo.
Aula inaugural
Na palestra, Pe. Gildásio abordou o tema “Dom Bosco educador” e enfatizou a originalidade e a importância do curso. “Não há em outro lugar do mundo uma especialização como esta que vocês estão iniciando hoje. Ele é originalidade ao trazer o diálogo do sistema preventivo com as ciências modernas. Não há limites entre a ciência e o sistema preventivo e é uma virtude da UCDB, uma inovação, essa coragem de abordar esse assunto. Se vocês pegarem os grandes estudiosos da igreja, eles buscam estudar para dialogar com os novos tempos sem medo”.
A atualização do sistema preventivo é fundamental para a excelência do ensino: “Dom Bosco falou com jovens que não existem mais. Estamos interessados em Salesianidade porque nosso objeto de pesquisa, de trabalho, mudou. Mudou tanto que professores, educadores, religiosos, estão tendo dificuldade de dialogar com ele. A criança, o adolescente, o jovem tem outra visão do mundo. Não podemos usar mais os mesmos métodos. Vamos mexer na estrutura dessa relação”, complementou  o Chanceler.
Pe. Gildásio também falou sobre a genialidade de Dom Bosco. “Dom Bosco era genial. Para ele, a educação passa pelo coração. Não se educa se não ama. Então, ele traz a dimensão do amor dentro do pedagógico. Dom Bosco é grande, é atual e seus temas são universais. Todos os elementos do carisma salesiano se unem”.
Ainda durante a aula inaugural, foram apresentadas as disciplinas e docentes, que incluem professores da UCDB e do Rio Grande do Sul e do Pará. Serão dez disciplinas oferecidas na modalidade a distância, incluindo o TCC. Uma delas, “Dom Bosco e seu tempo”, percorrerá aspectos históricos da história de Dom Bosco até a organização da sua proposta educativa no oratório; outra será “Elementos pedagógicos salesianos”, que estudará a vida do santo salesiano com enfoque nos aspectos educacionais.
“Quando um professor ingressa na Instituição, é fundamental que ele conheça a pedagogia, espiritualidade e carismas salesianos. Esse curso vem complementar o estudo técnico e o conhecimento que o professor já traz consigo para melhorar ainda mais suas aulas”, destacou o coordenador da especialização, Brasdorico Merqueades.
Salesianidade internacional
Há dois anos, a UCDB lançou a pós-graduação em Salesianidade, também por meio da UCDB Virtual, que, a cada semestre, recebe novos alunos de diversos locais do Brasil. Dentro da proposta de internacionalização da Instituição, em setembro, em Quito (Equador), será lançado o curso em âmbito mundial, durante o congresso das Instituições Salesianas de Ensino Superior (IUS).
Fonte: UCDB